Na região metropolitana de Porto Alegre há muitas propriedades com confinamento de gado e ainda é impossível quantificar as perdas. Uma das maiores dificuldades é conseguir contato com os produtores, já que os sinais de telecomunicação estão interrompidos em muitas regiões.
RESGATE DE PETS
As equipes do Poder Público e de voluntários resgataram ao menos 3,5 mil animais ilhados pelas chuvas no Rio Grande do Sul (RS). Porém, o número deve ser bem maior, já que se formaram diversos grupos de voluntários para o salvamento de cães e gatos que ficaram para trás devido às enchentes que assolam o estado.
As equipes do Poder Público resgataram 3,2 mil animais até a noite de sábado (4), já os voluntários com quem a Agência Brasil conversou conseguiram salvar com vida pelo menos 350 animais.
A proprietária de um pet shop e de uma creche de animais em Esteio (RS), Carla Ebert, contou que recepcionou, apenas ontem, 50 animais deixados pra trás nas enchentes. Ela relata que pessoas comuns estão resgatando os animais ilhados e levando para um abrigo cedido pela prefeitura.
“É muito animal. É uma coisa absurda. A gente vai ver quando baixar a água, a gente nem está preparado para isso, devido aos que morreram. É muito triste”, lamentou Carla. “A gente se organizou como pode e as pessoas foram levando os animais”, completou.