Freepik
Boletim Climático

Junho começa com sintoma de La Niña. Vem seca!

Junho começa com os primeiros sintomas de La Niña
Redação Sou Agro
Redação Sou Agro

O resfriamento é o primeiro sinal da despedida do El Niño e a chegada da La Niña. “A La Niña é como um ar condicionado ligado em uma sala quente. Em pouco tempo você já sente a queda da temperatura. Em algumas regiões de forma mais lenta e em outras de forma mas rápida”, ilustra Ronaldo Coutinho. Em Santa Catarina os termômetros ficaram negativos em várias regiões do estado, com destaque para Bom Jardim, com -5,3ºC.

Junho também promete ser um mês de pouca chuva para a região Sul. Segundo o Inmet, nas Regiões Centro-Oeste e Sudeste, bem como o sul da Região Norte, interior da Região Nordeste e oeste da Região Sul, são previstas chuvas próximas e abaixo da média climatológica (tons em cinza, amarelo no mapa da Figura 1a). Ressalta-se que, nesta época do ano, há uma tendência de redução das chuvas na parte central do País.

Cidades de SC amanhecem abaixo de -2ºC

Vazio sanitário da soja inicia neste domingo para algumas regiões

Em áreas do sul das regiões Sudeste e Centro-Oeste, parte do Paraná e oeste dos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde são previstas chuvas abaixo da média (indicadas em tons de amarelo no mapa da Figura 1a), poderá haver redução dos níveis de umidade do solo.

Figura 1: Previsão de anomalias de (a) precipitação e (b) temperatura média do ar do modelo climático do INMET, para o mês de junho de 2024.

Temperatura

Quanto às temperaturas, a previsão indica que deverão ser acima da média em todo o país, principalmente na porção central (indicada em tons de laranja no mapa da Figura 1b), devido à redução das chuvas, com possibilidade de ocorrerem alguns dias de excesso de calor em algumas áreas. Nas regiões Norte e Nordeste, as temperaturas podem ultrapassar 26ºC. Na Região Centro-Oeste e norte da Região Sudeste, as temperaturas devem variar entre 20ºC e 24ºC, enquanto a Região Sul, são previstos valores menores, inferiores a 20ºC. Já em áreas de maior altitude da região sul e sudeste, são previstas temperaturas próximas ou inferiores a 14ºC. Não se descartam a ocorrência de geadas em algumas localidades, especialmente aquelas de maior altitude, devido à entrada de massas de ar frio que podem provocar declínio de temperatura, o que é muito comum nesta época do ano.

A mesma tendência é seguida pelo Portal Metsul: “Na Região Sul, haverá o predomínio de dias de temperatura acima da média na primeira metade do mês, sendo que algun30s entre 5 e 15 de junho podem ter temperatura muito acima da climatologia histórica. Na segunda quinzena, são esperados alguns poucos dias mais frios com temperatura perto ou abaixo da média, em particular no Sul do Rio Grande do Sul. Tal como na primeira quinzena, também na segunda existe a possibilidade de período mais quente que o normal”.

(Redação Sou Agro/Sou Agro)