AGRONEGÓCIO
Boletim Informativo destaca iniciativas do agro na educação
A edição 1609 da revista Boletim Informativo do Sistema FAEP/SENAR-PR já está disponível para leitura. A publicação traz, como destaque, a participação do setor agropecuário nas escolas, com reportagens sobre três iniciativas que levam uma educação positiva sobre o agronegócio, reforçando a importância da relação entre o campo e a cidade.
O Programa Agrinho, desenvolvido pelo Sistema FAEP/SENAR-PR há 29 anos, chega em 2024 com mais uma novidade: a categoria “AgroRobótica – Colégio Agrícola”. Dessa forma, o Agrinho pretende fomentar nos estudantes a capacidade de desenvolver propostas inovadoras aplicadas à solução de problemas e construção de protótipos tecnológicos e/ou eletrônicos.
Alagamentos atingem escolas agrícolas e animais estão ilhados
Problemas logísticos reduzem fortemente ritmo dos negócios
No geral, o Concurso Agrinho conta com mais 14 categorias em outras modalidades, como o Agrinho tradicional, Redação Paraná, Robótica e Programação, além de outra categoria voltada para os colégios agrícolas implementada no ano passado.
O tema deste ano é “Agrinho: do campo à cidade, colhendo oportunidades”. A escolha destaca a importância da integração entre os diversos setores dos meios urbano e rural, com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social de maneira sustentável. A cerimônia de premiação do Concurso Agrinho 2024 também já tem data marcada: 4 de novembro.
Outra iniciativa paranaense na área de educação é o Ideathon do Sistema FAEP/SENAR-PR, cuja primeira edição aconteceu no final de abril, na Lapa, Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Os participantes, que vieram de sete colégios agrícolas da região, receberam a missão de pensar em soluções para o problema “Como melhorar a gestão documental da minha propriedade?”. As três equipes campeãs vão participar do programa Acelera Ideação do Sebrae-PR.
Confira também o trabalho realizado pela Associação De Olho no Material Escolar, que busca melhorar a qualidade dos materiais didáticos utilizados nas escolas e combater a desinformação sobre o agronegócio. Segundo estudo encomendado pela entidade à Fundação Instituto de Administração (FIA), apenas 3,7% das fontes citadas nos livros
didáticos analisados têm embasamento científico. Os conteúdos têm 60% mais citações negativas do que positivas quando tratam sobre temas relacionados ao setor agropecuário, com informações imprecisas, desatualizadas ou ausentes.
Além dos conteúdos sobre educação, a revista traz outros temas relevantes, como a queda de 40% nos custos para instalação de painéis solares. Com isso, a adesão às energias renováveis tornou-se ainda mais atrativa para os produtores rurais. O Sistema FAEP/SENAR-PR é um dos grandes fomentadores da implementação desse sistema no
meio rural.
Veja também os detalhes sobre o novo curso de inseminação artificial ofertado no Centro de Treinamento Pecuário (CTP) de Castro, conveniado ao Sistema FAEP/SENAR-PR. São 32 horas divididas em quatro dias, em que os participantes vão aprender sobre os cuidados sanitários e as técnicas de inseminação. O treinamento é voltado para produtores de gado de leite e de corte.
(Com Assessoria Faep)