Associação dos Produtores de Queijo Artesanal do Sudoeste recebe Menção Honrosa da Alep
O deputado estadual Wilmar Reichembach (PSD) entregou à Aprosud (Associação dos Produtores de Queijo Artesanal do Sudoeste do Paraná) a Menção Honrosa, título concedido através da Assembleia Legislativa do Paraná. O evento foi na Câmara Municipal de Vereadores de Chopinzinho e reuniu autoridades, representantes de entidades da região ligadas ao setor de agricultura e vários produtores. “A Aprosud merece essa homenagem para reconhecermos os méritos conquistados com vários prêmios ao queijo do Sudoeste e a importância que isso agrega para toda a cadeia produtiva, além de destacarmos sobretudo, o trabalho incansável dos produtores de queijo, que buscam cada vez mais profissionalização e qualidade em cada peça de queijo produzida”, disse o parlamentar.
Na ocasião, também foi entregue ao prefeito de Chopinzinho Edson Luiz Cenci uma cópia da lei 21.966 que declara o queijo colonial do Sudoeste como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Paraná. A lei foi proposta por Reichembach, subscrita por outros sete deputados, aprovada por unanimidade no plenário e sancionada pelo governador Ratinho Junior. “É um momento muito importante para nós, primeiro com a regulamentação do Susaf e agora com essa homenagem do deputado Reichembach que sempre foi parceiro da associação e que é um marco para o desenvolvimento do queijo no Sudoeste”, agradeceu Claudemir Roos, presidente da Aprosud, associação criada em 2019 e que atualmente reúne 20 queijarias de 20 municípios do Sudoeste, muitas com prêmios nacionais e internacionais.
Sem espinhos e resistentes a pragas: novas variedades de abacaxi
Epagri adota escritórios da Emater do RS para ajudar agricultores
O Sudoeste do Paraná conta com aproximadamente 60 queijarias formais e em torno de 100 iniciativas com potencial de legalidade. A região faz parte da Rota do Queijo Paranaense, que contempla queijarias em diferentes regiões, onde o turista pode buscar informações sobre o processamento dos queijos, degustar diferentes sabores e vivenciar momentos de lazer nas propriedades rurais, fomentando o turismo rural e possibilitando novos negócios.
(Com Assessoria)