ESPECIAIS
Aprosoja arrecada recursos para atingidos pela chuva no RS
A Associação Brasileira dos Produtores e Soja (Aprosoja Brasil) conclama os produtores de soja, milho e outros grãos de todo o Brasil a ajudarem as famílias atingidas pelas cheias no Rio Grande do Sul. A Aprosoja Rio Grande do Sul está coletando ajuda financeira dos produtores para distribuir aos afetados pelas inundações.
Seguem os dados bancários da Aprosoja RS
Banco Sicredi 0748
✅ Agência: 0333
✅ Conta Corrente: 9089-5
✅ PIX CNPJ: 11.029.749/0001-88
Mapa e Farsul traçam medidas emergenciais
MT beneficia 95 produtoras familiares
“O momento é de união entre os produtores para ajudar aquelas pessoas mais atingidas, que perderam parentes, perderam suas casas e precisarão de toda ajuda para reconstruir suas vidas”, destaca o presidente da Aprosoja Brasil, Maurício Buffon.
IMPACTO DA CHUVA NO RS
MOTIVOS
Fenômeno El Nino – frente úmida e quente do pacífico, mais a frente úmida da Amazônia, combinada com uma zona de alta pressão no Brasil Central que bloqueou e segurou as nuvens sobre o centro do RS.
Os rios menores desaguaram nos maiores e causaram as grandes inundações observadas.
Previsão de chuvas a partir da próxima quarta-feira (8), prometendo volumes expressivos de chuva nas regiões dos Vales, Metropolitana e Serra Gaúcha, com estimativas entre 150 mm e 250 mm.
GERAL
Foram 364 municípios do estado atingidos, 70% do total de 497 – pior catástrofe climática da história.
Já foram registrados mais de 80 mortos desde 29 de abril, mais de 149 mil pessoas fora de casa, e 873 mil atingidos.
Agro
Diversas companhias interromperam produções em unidades no RS temporariamente,
RS tem um papel importante no agronegócio brasileiro. Responde por 70% da safra de arroz, 15% da soja e 5% do milho. Nas carnes, suínos 17%, aves 13% e bovina 5%.
IMPACTO NA COLHEITA DE SOJA
RS é o 2º Maior Produtor de Soja do Brasil.
Colheita: da área total de 6,6 milhões de hectares, 70% já havia sido colhida
Os 2 milhões restantes foram afetados (30% restantes), que renderia 6,5 milhões de toneladas, das mais de 21 milhões estimadas pela Conab em abril. Portanto, este seria o potencial de perda, com as cotações atuais da saca de soja, chegaria a R$13 bilhões.
O impacto do volume de produção chegaria a 5% da safra nacional de 146,5 milhões de toneladas (Conab, abr.24)
Situação da colheita de milho
RS chegaria ao posto de maior produtor da 1ª Safra de Milho com 5 milhões de t
Contudo, a colheita da safra de verão foi paralisada devido ao excesso de chuvas e alagamentos, afetando cerca de 27% da área total plantada no estado. Essas condições de risco representam 6% da 1ª safra estimada para o país, com 1,3 milhões de toneladas.
Situação da colheita de arroz
RS é disparado o maior produtor nacional do cereal (70%)
Cultura fundamental para a economia gaúcha – 78% da área total foi colhida, mas restam cerca de 200 mil hectares e 1,6 milhão de toneladas sob risco. Esse volume representa expressivos 16% da safra estimada para o país.
(Com APROSOJA)