FOTO: Imprensa FAEP/SENAR
AGRONEGÓCIO

Selo vai reconhecer a excelência de sindicatos rurais no Paraná

FOTO: Imprensa FAEP/SENAR
Redação Sou Agro
Redação Sou Agro

Os sindicatos rurais do Paraná têm mais um instrumento para catapultar seu desenvolvimento. O Sistema FAEP/SENAR-PR lançou o projeto Sindicato Protagonista, um conjunto de ações que tem por objetivo estruturar estratégias para que as entidades sindicais atinjam um nível de excelência, fazendo a diferença no município em que estão inseridas. Cada sindicato vai consolidar um planejamento estratégico próprio. Ao fim dos trabalhos, os que atingirem as metas estabelecidas serão reconhecidas com um selo de destaque. O projeto Sindicato Protagonista faz parte do Programa de Sustentabilidade Sindical (PSS).

“Nós temos o plano de termos sindicatos rurais fortes não só em defesa do setor agropecuário, mas fazendo a diferença na sua comunidade, em seus municípios. Por isso, lançamos mais essa iniciativa, para ampliar as condições de os nossos sindicatos otimizarem seu trabalho, aumentando seu vínculo com a FAEP e com a sua localidade” (Ágide Meneguette, presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR). 

Gata viaja mais de 70 km embaixo de caminhão e conquista policiais

Idosa pesca tambaqui de 10,4 kg no Lago Municipal de Cascavel

A iniciativa foi concebida pela Comissão Estadual de Mulheres da FAEP (CEMF), em novembro de 2023, que detectou a necessidade de os sindicatos rurais ampliarem sua relevância local. Para participar, as entidades precisam ter uma comissão local de mulheres estabelecida e atuante. A partir da adesão à iniciativa, o sindicato participante receberá um consultor do Sistema FAEP/SENAR-PR que, em conjunto com a equipe sindical, vai fazer um diagnóstico. A partir disso, será estabelecido um plano de trabalho a ser executado de forma conjunta, pelo sindicato e pela comissão local de mulheres.

“Ao longo do ano passado, nós circulamos pelo Paraná e visitamos mais de 90 sindicatos. Alguns já têm um padrão de excelência. As pessoas são recebidas com sorriso no rosto. E esse nível tem que ser regra em todos os sindicatos. Por isso, pensamos em ampliar o foco na formação de lideranças e no desenvolvimento das que já existem”, diz a coordenadora estadual da CEMF, Lisiane Rocha Czech. “Outro ponto é que queremos estabelecer uma proximidade entre a diretoria dos sindicatos e as comissões locais de mulheres, para que haja uma convergência de ações”, acrescenta.

Até o fim de março, 31 sindicatos rurais já haviam aderido ao projeto Sindicato Protagonista. Paralelamente, a CEMF passou a ampliar a apresentação da iniciativa às diretorias de outras entidades do Paraná. As reuniões de diagnósticos e o estabelecimento dos planos de ações começam em julho deste ano. Os participantes terão até junho de 2025 para executar as estratégias propostas. Ao fim deste período, os trabalhos serão avaliados de acordo com critérios pré-estabelecidos. As entidades que cumprirem os requisitos receberão, então, o selo de destaque.

“Para isso, estamos elaborando um regulamento equilibrado, para que todos os sindicatos possam ser avaliados de forma justa, independentemente do tamanho ou da estrutura. Vamos criar indicadores para ver os sindicatos que, realmente, estão avançando”, destaca Kelli Cardoso, coordenadora-técnica da CEMF. “A ideia é que os sindicatos rurais utilizem a força feminina para auxiliar suas atividades estratégicas”, acrescenta.

Adesões

O Sindicato Rural de Prudentópolis teve sua comissão local de mulheres formada em dezembro de 2023. Em pouco tempo, as integrantes do grupo e a diretoria do sindicato já convergiram esforços para aderir ao Sindicato Protagonista. De imediato, a equipe vislumbra algumas metas a serem trabalhadas estrategicamente, como o aumento de 20% no número de associados. Outro ponto importante é manter o volume de cursos do SENAR-PR ofertados pela entidade. Em 2003, por exemplo, o sindicato levou a campo 116 capacitações, que abrangeram 1.280 produtores rurais. Além disso, o sindicato quer comunicar melhor os serviços que presta aos produtores, que incluem convênios com médicos de diversas especialidades e fisioterapeutas.

“O nosso número de cursos sempre foi muito bom. No ano passado, superou as expectativas. Então, precisamos manter. Por outro lado, precisamos aumentar o número de associados. É uma meta possível de ser atingida. Estamos animados para a conquista do selo”, diz a coordenadora da comissão local de mulheres de Prudentópolis, Rafaela Pontes Cousseau. “O selo daria ainda mais confiabilidade para os associados. Seria mais um elemento de confiança em relação ao nosso trabalho”, aponta.

Outro que aderiu à iniciativa foi o Sindicato Rural de Ribeirão Claro. Atuante desde setembro de 2022, a comissão local de mulheres já coleciona ações, como a participação no Fescafé, no próprio município; no 1º Encontro de Coordenadoras da CEMF, em Campo Mourão; e no Show Rural, em Cascavel. Paralelamente, o grupo de mulheres tem atuado de forma conjunta com o sindicato rural, pensando estrategicamente no desenvolvimento do setor agropecuário local. Além de proporcionar uma participação cidadã, envolvendo-se em questões municipais, a comissão de mulheres quer conscientizar a sociedade da importância do agronegócio.

Lisiane Rocha Czech (à direita) acompanha a adesão de mais um sindicato rural à iniciativa

“Muitas pessoas ainda não têm ideia do quanto o agro colabora com a economia. Precisamos levar as informações às pessoas”, ressalta a coordenadora da comissão local de mulheres, Denise Lutgens Rizzo. “Também pensamos em promover uma renovação, por meio da formação de novas lideranças. Precisamos pensar no futuro. O foco é viabilizar essa transformação e manter os serviços que o sindicato presta e que são tão necessários à sociedade”, acrescenta.

Em Ivaiporã, o sindicato rural também abraçou a iniciativa desde o início. O presidente da entidade, Marco Antonio Esquiçato, avalia que o Sindicato Protagonista vai dar mais condições para expandir a atuação para além do setor agropecuário, contribuindo com a sociedade. Paralelamente, Esquiçato aponta a necessidade de continuar dando respaldo aos produtores rurais.

“Nós temos priorizado a qualificação, tanto de nossos produtores associados, quanto de nossos funcionários. Estamos batendo nessa tecla e nos movimentando para trazer cada vez mais gente para se unir”, diz Esquiçato. “Estamos bastante animados para conseguir o selo Sindicato Protagonista”, confidencia.

A coordenadora da comissão de mulheres do Sindicato Rural de Ivaiporã, Sandra Mara Pereira Hessmann, também destaca o comprometimento com a iniciativa. Ela garante que as nove coordenadoras da comissão local estão entusiasmadas com o desafio de obter o reconhecimento dos serviços prestados pelo sindicato.

“Queremos que nosso sindicato seja reconhecido e respeitado no município, que tenhamos mais produtores associados e representatividade nos conselhos municipais. Queremos que as mulheres estejam mais preparadas com cursos do SENAR-PR e que os diretores se desenvolvam com os instrumentais do PSS”, aponta.

Confira como aderir ao projeto Sindicato Protagonista

Quem pode participar: sindicatos rurais que tenham comissão de mulheres vinculadas à CEMF.
Prazo para adesão: até 30 de junho.
Consultorias: sindicatos e comissões locais receberão visitas de um consultor, que auxiliará na elaboração de um planejamento, com ações e metas.
Mais informações: Em caso de dúvidas, consultar o Departamento Sindical da FAEP, pelo telefone (41) 2169-7963.

(Com Imprensa SENAR/FAEP)

(Redação Sou Agro/Sou Agro)