Foto: Emerson Dias / NCom
APICULTURA

UEL leva à comunidade projeto “Os Guardiões das Abelhas”

Foto: Emerson Dias / NCom
Redação Sou Agro
Redação Sou Agro

A Via Rural Smart Farm é uma extensão da Universidade Estadual de Londrina (UEL) na ExpoLondrina que está na sua 62ª edição. Uma sugestão é o estande das  abelhas, que têm importante papel na polinização das flores.

O projeto “Os guardiões das abelhas: Educando Para Preservar” é uma ação de extensão do Laboratório de Genética e Ecologia Animal (LAGEA), do Departamento de Biologia Geral da UEL, coordenado pela professora Silvia Helena Sofia.

Mudanças de tributação para importação de leite em pó

Agricultura Familiar expõe alimentos saudáveis, sem conservantes

As pesquisas do projeto têm como foco as abelhas e seus impactos na natureza. No estande, importantes atrativos que contribuem para o conhecimento sobre o universo desses insetos. É possível ver colmeias vivas, diferentes espécies de abelhas que foram catalogadas pelos próprios alunos envolvidos no projeto e um microscópio para ver a abelha em tamanho aumentado.

O projeto “Os guardiões das abelhas: Educando Para Preservar” descentraliza para a comunidade externa o resultados de pesquisas científicas, desenvolvidas na universidade. Os estudantes do curso de Ciências Biológicas dão informações e detalham aspectos sobre a vida desses insetos e os riscos que a vida humana corre se as abelhas entrarem em extinção.

“É importante a gente ver porque cuidar das abelhas Ali mesmo (cartaz do estande) mostra que muitos alimentos não existem sem abelhas, como as amêndoas ou maracujá, que é só a abelha mamangava que poliniza. É só ela que consegue, mais nenhum outro inseto. Em países onde ela foi extinta, agora precisam polinizar à mão”, explica a estudante Maria Luisa Lago, uma das participantes do estande do projeto.

Os monitores do projeto têm a intenção de despertar o interesse das pessoas por esse assunto, educar, conscientizar sobre seu impacto e riscos do agrotóxico para as abelhas. Com o uso de pesticidas, as abelhas podem desaparecer, afetando a cadeia alimentar como um todo.

A Via Rural funciona durante todos os dias da 62ª ExpoLondrina, de segunda a sexta-feira das 9h às 18h, e finais de semana, das 9h às 19h, com a presença dos Guardiões das Abelhas e vários outros projetos, empresas juniores e pesquisas da comunidade acadêmica da UEL.

(Com ExpoLondrina)

(Redação Sou Agro/Sou Agro)