O Maruim é um inseto da família Ceratopogonidae, conhecido por sua picada dolorosa e irritante. Também chamado de pólvora ou mosca-d’água, é comum em regiões próximas a rios, lagos e mangues. Se você mora ou frequenta esses locais, provavelmente já teve contato com esses pequenos insetos voadores. É comum em regiões de mata atlântica, cerrado e pantanal. (Fonte: Dr. Osmar Silva/Saúde Pela Vida)
Maruim leva cidade a decretar situação de emergência
Não é só Aedes aegypti que vem gerando problemas. Outro mosquito tem preocupado e muito cidades de Santa Catarina. A infestação do maruim levou uma idade do Vale do Itajaí a decretar emergência. Os municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública Vale do Itapocu (Cigamvali) devem investir aproximadamente meio milhão de reais em pesquisas e estudos para combater o maruim. A definição ocorreu em reunião dos prefeitos da região.
Conforme o presidente do Cigamvali e prefeito de São João do Itaperiú, Clésio Fortunato, a exemplo de estudos anteriores, a região será mais uma vez pioneiro neste trabalho. “Já foi investido muito neste projeto contra o maruim e vamos investir mais pelo bem da comunidade”, disse.
Produtores rurais invadem escritório de concessionária de luz
Mato Grosso do Sul decreta situação de emergência ambiental
Atualmente o Cigamvali distribui gratuitamente um Controlador Bioativo para combater o maruim. São distribuídas em torno de duas mil garrafas do produto a interessados nos sete municípios que integram a Amvali, Jaraguá, Guaramirim, Schroeder, Corupá, Massaranduba, Barra Velha e São João do Itaperiú.
Porém, o produto não mata o maruim, apenas diminui a reprodução e o desenvolvimento da larva. O prefeito de Jaraguá do Sul, Jair Franzner comenta sobre os novos estudos que serão feitos na região. “Vai ser um trabalho que vai levar um ano e vamos ter os resultados e a ação correta a se fazer”, afirma.
O prefeito de Schroeder, Lauro Tomczak, disse ter saído da reunião otimista para encontrar medidas que diminuam a infestação do maruim. “São estudos para que, ao menos, possamos amenizar essa calamidade que está acontecendo”, finaliza.
O maruim levou a cidade de Luiz Alves a decretar situação de emergência. Pelo decreto de emergência feito pelo município, autoridades administrativas e agentes contratados para o combate ao maruim ficam autorizados a entrar em propriedades particulares para identificar possíveis criadouros.
Somado a isso, o decreto dispensa licitação para a compra de bens necessários às atividades de resposta ao estado de emergência.
O que é o Maruim?