MAIO: Chuvarada para os gaúchos e seca para os paranaenses
A previsão do tempo é situações extremas para o mês de maio. Para o Rio Grande do Sul a previsão é de chuva acima da média, com possíveis enchentes e inundações. O Metsul aponta que a primeira quinzena de maio será a mais chuvosa no Sul do país com acumulados de 200% a 400% da média mensal em diversas localidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina com acumulados de precipitação extremamente altos, de 300 mm a 500 mm em alguns municípios, o que vai levar a cheias de rios, enchentes, alagamentos e inundações em áreas urbanas e rurais, e ainda quedas de barreiras e deslizamentos de terra. Já a segunda metade do mês terá menos chuva.
Para o Paraná a notícia é que em maio a seca continua, principalmente na primeira metade do mês. Nesta semana, Ronaldo Coutinho destaca que para o Oeste do Estado, a chuva deve chegar a partir de quarta-feira, com maior probabilidade na quinta (02/05), mas nada de grandes volumes. A região Sudoeste sim será contemplada com precipitações mais significativas. Em contrapartida, Noroeste e Norte agora já sentem de forma mais severa os efeitos da estiagem.
Em três meses, preço ao produtor cai fortes 15%
Chuva: Jaraguá do Sul supera 140 milímetros em 24 horas
Sobre as temperaturas, vem onda de calor por aí. Cidades localizadas na parte superior do mapa do Paraná devem registrar temperaturas de até 36ºC. O Metsul também traz previsão sobre como os termômetros devem se comportar no quinto mês do ano. “Os amantes do inverno podem esquecer um maio muito frio, como em anos do passado. A tendência é de um mês de temperatura acima a muito acima da média em quase todo o Centro-Sul do Brasil, aliás repetindo o padrão que vem se observando por muitos meses seguidos, desde o começo do El Niño no ano passado”, diz o Metsul.