Foto: Envato
AGRONEGÓCIO

Governo federal vai renovar emergência zoossanitária para gripe aviária

Foto: Envato
Redação Sou Agro
Redação Sou Agro
  O Ministério da Agricultura do Brasil renovará o decreto de estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional devido à continuação da detecção de casos de gripe aviária (influenza aviária H5N1 de alta patogenicidade) no país. O estado de emergência sanitária foi inicialmente declarado em 22 de maio de 2023, através de uma portaria no Diário Oficial da União, e estendido por mais 180 dias em 6 de novembro, com validade até 3 de maio.

Castigados pela seca, municípios do Paraná estudam decreto de Emergência

Até agora, foram registrados 160 casos de gripe aviária no Brasil, com 157 em animais silvestres e três em aves domésticas, conforme os dados da plataforma oficial de monitoramento.
O período até o final de maio é considerado crítico para a propagação da doença devido às rotas migratórias das aves. Segundo o ministro, nesta segunda fase de combate à gripe aviária, o ministério buscará recursos adicionais para as ações, se necessário, além de reeditar o status de emergência sanitária. "Na primeira fase, realizamos campanhas, mobilização e adquirimos equipamentos. Se necessário, solicitaremos recursos adicionais junto ao Ministério da Fazenda", declarou Fávaro. Em outubro de 2023, o governo liberou um crédito extraordinário de R$ 200 milhões para o Ministério da Agricultura combater a gripe aviária. (Com ISTOÉ/DINHEIRO)

(Redação Sou Agro/Sou Agro)