FOTO: MInistério de Agricultura e Pecuária

Estoque de Cédulas de Produto Rural totalizou em fevereiro cerca de 314 bilhões

Redação Sou Agro
Redação Sou Agro
FOTO: MInistério de Agricultura e Pecuária

Os estoques dos principais títulos privados do agro, bem como o patrimônio líquido dos Fundos de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais (Fiagro) continuaram apresentando desempenho bastante positivo em fevereiro deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Com relação à Letra de Crédito do Agronegócio (LCA), considerando apenas o ano de 2024, os estoques se mantiveram próximos à estabilidade em fevereiro, em comparação com janeiro. Tal comportamento pode estar associado aos efeitos da Resolução CMN 5.119/2024, que restringiu os tipos de lastros permitidos para a LCA, bem como aumentou o prazo mínimo de duração do título de 90 dias para nove meses.

Perícia comprova que sucuri de Bonito não foi baleada e morreu de causas naturais

Deu ruim! Pesquisa aponta insatisfação com fornecimento de energia da Copel

No caso das Cédulas de Produto Rural (CPR), os registros acumulados do título na atual safra 2023/24, de julho a fevereiro, totalizaram R$ 159,04 bilhões e apresentaram reação ante o mesmo período do ano passado, com alta de 3%.

Boletim de Finanças Privadas do Agro

Em relação ao Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA), considerando somente 2024, houve elevação nos estoques de fevereiro ante janeiro, com 3,9% de aumento. Muito embora também tenham ocorrido medidas mais restritivas, em relação aos lastros para a emissão deste papel, a partir da Resolução CMN 5.118/2024, as emissões do título continuaram crescentes até fevereiro.

No tocante aos Fiagro, o número de fundos em fevereiro de 2024 se manteve o mesmo em relação ao do mês anterior. No caso do Patrimônio dos fundos, houve oscilação de -1,3%, no mesmo período. De toda forma, o patrimônio líquido atual é mais de três vezes superior ao do mesmo período do ano passado.

(Com [email protected])

 

(Redação Sou Agro/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas