Em busca de inovação, Sistema FAEP/SENAR-PR lança Ideathon
O ano de 2024 será marcado por uma nova fase na busca por inovações no campo. O Sistema FAEP/SENAR-PR, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae-PR) e os colégios agrícolas do Paraná, começa, neste mês de abril, uma série de eventos para incentivar jovens a desenvolverem
novas ideias para os problemas reais do agronegócio estadual.
O Ideathon vai percorrer o Paraná, fomentando ideias inovadoras a partir da criatividade dos alunos dos colégios agrícolas, escolas técnicas de nível médio e instituições de ensino superior. A primeira etapa está marcada para o dia 27 de abril, no Colégio Agrícola da Lapa.
Paraná vai produzir 1,25 bilhão de litros de etanol na atual safra
Após pedido da FAEP Paraná aumenta tributo de produtos lácteos importados
A proposta é promover encontros regionalizados, contemplando os 26 colégios agrícolas espalhados pelo Paraná. Nesse evento piloto da Lapa, por exemplo, poderão participar estudantes da instituição sede e de outros seis colégios agrícolas: Castro, Cruz Machado, Palmeira, Ponta Grossa, Rio Negro e São Mateus do Sul. Cada entidade vai indicar 10 alunos que, no dia do evento, serão divididos em equipes mistas, já que o objetivo não é incentivar a competição, mas a soma de ideias.
O coordenador do Departamento Técnico e Econômico (DTE) do Sistema FAEP/SENAR-PR, Jefrey Albers, enfatiza que o objetivo do Ideathon é identificar propostas com potencial de solucionar problemas do agronegócio e, posteriormente, transformá-las em negócios. “O evento terá um desafio específico e os participantes serão
estimulados a pensar em equipe”, antecipa. “O Ideathon é uma forma de levar o dia a dia de um produtor rural aos estudantes e que esses possam vivenciar um pouco mais da prática, não ficar apenas a teoria”, complementa.
Para o Sebrae-PR, entidade com experiência em aplicar eventos desse tipo e que será responsável pela parte metodológica do Ideathon, a iniciativa vai contribuir para o fomento de negócios inovadores. “Trabalhamos para posicionar o Paraná como um polo de soluções disruptivas e o Ideathon do Sistema FAEP/SENAR-PR permite que
tenhamos um olhar diferenciado para os problemas do setor.
Teremos vários participantes focados em criar soluções inovadoras e o agronegócio ganha com isso”, analisa Rafael Tortato, coordenador do projeto Startup no Sebrae-PR.
No dia 8 de junho, está confirmada a realização de outra etapa do Ideathon em Campo Mourão. Esta, especificamente, será promovida dentro do IV Fórum do Agronegócio, Tecnologia e Inovação (Fati), encontro tradicional do setor na região. Na ocasião, alunos de colégios agrícolas do município e entorno, além de estudantes de universidades da região, podem participar. Os detalhes da dinâmica desse evento serão divulgados posteriormente.
Dinâmica do Ideathon será em apenas um dia
Cada encontro regionalizado do Ideathon vai reunir entre 50 e 60 pessoas, divididas em 10 a 12 equipes (três a cinco integrantes por grupo). O tema de cada Ideathon será diferente e só será divulgado no dia. A programação conta com um momento para a apresentação e avaliação das ideias. Os três melhores projetos terão os membros das equipes premiados com celulares. Além disso, o Sebrae-PR vai acolher as três equipes campeãs para uma etapa de aceleração, que pode resultar na transformação da ideia em negócio.
“Vamos fazer alguns encontros virtuais prévios com os participantes para eles terem noção do contexto. Nesse primeiro encontro, vamos revelar se o tema será relacionado à agricultura, pecuária e se é dentro ou fora da porteira. Mas o problema real, especificamente, só no dia do evento”, detalha Jefrey Albers, coordenador do DTE
do Sistema FAEP/SENAR-PR.
Os interessados em participar da iniciativa devem acompanhar as atualizações por meio das redes sociais e do site da entidade (sistemafaep.org.br) e/ou se informar nos colégios agrícolas.
(Por Assessoria Faep)