AQUICULTURA

Com “mãozinha” de retroescavadeira festa terá 2.500 litros de caldo de tilápia em super panela

Você consegue imaginar uma panela com capacidade de quase 7.500 litros? Sim é realmente gigante e existe. Pesa mais de 12 toneladas e pertencia ao empresário de Joinville, José Bittencourt Rodrigues (in memorian). A super panela passou a ser emprestada pelo dono para uma participação importante na Festa de Armazém, cidade do Sul de Santa Catarina, conhecida como a capital catarinense da tilápia.

A Festa Regional da Tilápia entra em sua terceira edição no próximo domingo (28) e impressionar é um dos objetivos, desde que o evento foi criado. Serão preparados na super panela o gigante caldo de tilápia. E não é força de expressão. Uma receita que leva mais de 700 kg de peixe, 500 quilos de temperos (cebolinha, salsinha, louro, alho-poró). O prato leva tomate, banha suína e caldo de galinha. No total 2.500 litros de caldo para alimentar 4.500 pessoas.

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Selo de sanidade agroindustrial chega a 135 municípios

E como movimentar todo esse volume? Tudo além de planejado, foi executado pensando no sucesso. O caldo  é mexido com duas enormes colheres de ferro, feitas especialmente para esta finalidade. Outra pergunta recorrente é como o caldo será servido. A resposta é: com auxílio de uma retroescavadeira.

Foto: Divulgação

A máquina auxilia a retirada do caldo da panela, que passa por um filtro, e é despejado em panelas menores, para então ser servido ao público.

(Com Prefeitura de Armazém-SC)

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Recent Posts

Derrubada da cobrança do Funrural gera revisão de dívidas

O Supremo Tribunal Federal (STF) declarou inconstitucional, nesta quinta-feira (15.10), a cobrança do Fundo de…

outubro 16, 2026

Cotações Agropecuárias: Preços seguem estáveis na maioria das regiões

Os preços dos ovos permanecem estáveis na primeira quinzena de outubro na maioria das regiões…

outubro 16, 2026

Queijaria do Sudoeste incorpora turismo rural no negócio

Empresa Irmão Queijeiro diversifica as atividades na propriedade em Chopinzinho, fortalecendo o projeto da família…

outubro 16, 2026

Crédito Rural cai 20,2% e custo da soja supera R$ 5 mil por hectare

O acesso ao Crédito Rural se tornou um dos principais desafios para o financiamento da…

outubro 16, 2026

Famílias e animais de área rural atingidos por alagamentos pedem ajuda

A Prefeitura de Toledo mobilizou equipes das secretarias do Meio Ambiente e de Assistência Social…

outubro 15, 2026

FAEP percorre 20 mil quilômetros para visitar 155 sindicatos rurais

Desde 2024, presidente da entidade está à frente do projeto ‘Sistema FAEP no Trecho’, para…

outubro 15, 2026

O site SOU AGRO utiliza cookies e outras tecnologias

Leia Mais