SEGURANÇA
MST invade fazenda em Minas e sede do governo no RN
Cerca de 500 famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) invadiram a fazenda “Aroeiras,” no município de Lagoa Santa, Região Metropolitana de Belo Horizonte, na manhã desta sexta-feira (8).
De acordo com o Movimento a propriedade estava abandonada pelos proprietários é improdutiva e a ocupação tem um caráter reivindicativo, já que atualmente, existem mais de 5 mil famílias acampadas no estado à espera do assentamento definitivo.
Invasão no Rio Grande do Norte
Na manhã de hoje centenas de mulheres do MST de diversas regiões do Rio Grande do Norte seguiram em marcha, da Superintendência Estadual do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) até a sede do governo do estado, localizada no bairro Lagoa Nova, em Natal.
As mulheres do MST se depararam com a sede do governo de portas fechadas, mas com determinação e luta, invadiram a sede do governo, permanecendo no local até serem recebidas pela governadora.
Mesmo em um governo de esquerda, as mulheres do MST apontam desafios que se arrastam ano após ano para o acesso às políticas públicas no campo e para a agricultura familiar. Como por exemplo, a burocracia para acessar os editais de fomento, uma barreira que precisa ser superada, pois vem limitando a participação das mulheres e suas famílias nas diferentes regiões do estado.
Também houve atos de manifestação do MST também Salvador (BA), Brasília São Paulo.