Porcos para utilização em transplantes são modificados geneticamente Foto: Freepik

Inédito: Médico brasileiro transplanta rim de porco em paciente humano

Redação Sou Agro
Redação Sou Agro
Porcos para utilização em transplantes são modificados geneticamente Foto: Freepik

 

O dia 21 de março de 2024 entra para a história da medicina. O médico brasileiro Leonardo Riella comandou em Boston (EUA) o primeiro transplante de rim de um porco para um paciente humano vivo.

Como pode o órgão de um suíno funcionarem uma pessoa? Para realizar o procedimento a equipe se dedicou à pesquisa. Alguns vírus que circulam entre os animais podem causar doenças graves em humanos e um estudo publicado em 2017 pela revista Science apontou novas expectativas a partir de uma técnica que permite a edição do código genético. Desta forma os cientistas inativaram um retrovírus suíno. Para isso o DNA do ovo fecundado foi manipulado após fertilização in vitro.
Esta foi apenas uma das etapas. A outra parte foi garantir que a criação dos porcos usados em transplantes em condições estéreis para evitar risco de contaminação.

O paciente transplantado em Boston estava num quadro de extrema gravidade e por isso a opção pela experiência inédita, já que não havia doador compatível e a expectativa de vida era menor que o tempo de espera por um órgão.

Um dos maiores desafios é a possibilidade de rejeição do órgãos, o crescimento indevido e até a transmissão de doenças.

Médico brasileiro comanda o 1º transplante de rim de porco para um humano, nos EUA Foto: Reprodução

Em outros momentos, tentativas semelhantes aconteceram, como o procedimento realizado pelo Instituto de Transplante Langone da Universidade de Nova York (NYU), que manteve o rim em funcionamento no corpo humano por dois meses até a remoção do órgão. Na Universidade de Medicina de Maryland, nos EUA, os médicos realizaram ao menos dois xenotransplantes de coração de porco.

Em experiências mais recentes de transplante renal e cardíaco foram empregados órgãos provenientes de porcos geneticamente modificados, conhecidos como “porcos de 10 genes”, especificamente desenvolvidos para essa finalidade.

Foto: Reprodução

A técnica da troca de órgãos entre espécies diferentes é denominada de Xenotransplante. Centros de pesquisa do mundo e do Brasil testam o uso de porcos geneticamente modificados para transplantes.

 

 

(Redação Sou Agro/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias