Colégios agrícolas e florestais do Paraná começam a receber novos tratores
A Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) iniciou a substituição de tratores de colégios agrícolas e florestais. A primeira entrega, no sábado (9), aconteceu no Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) Olegário Macedo, uma das unidades contempladas. O colégio fica em Castro, nos Campos Gerais.
Os veículos também serão entregues nos próximos dias ao Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) Arlindo Ribeiro, de Guarapuava, e ao Centro Estadual de Educação Profissional Florestal (Ceep) Presidente Costa e Silva, de Irati, ambos no Centro-Sul do Estado.
- Auditores agropecuários evitam entrada de pragas no Brasil com fiscalizações em embalagens de madeira
- Projeto cria passaporte para agilizar transporte de equinos no País
O objetivo é introduzir tecnologia de ponta no processo de mecanização destas instituições de ensino e contribuir para a formação de profissionais qualificados para lidar com as inovações no setor.
Os recursos para a aquisição do maquinário são do Governo do Estado, por meio da Seed-PR, e somam investimento de R$ 260 mil por veículo, totalizando R$ 780 mil nesta primeira etapa.
“Nosso planejamento é adquirir mais 20 tratores para equipar com tecnologia moderna todas as instituições agrícolas e florestais ainda em 2024”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, que fez a entrega ao colégio de Castro, que atende cerca de 400 alunos.
Os tratores são da marca New Holland, com tração integral e 100 cavalos de potência, o que deve proporcionar mais conforto ao operador e segurança nas atividades práticas no campo.
“É um marco significativo para os colégios agrícolas, uma vez que os equipamentos utilizados pelos professores e alunos estavam obsoletos, em desacordo com as demandas do setor agrícola no que diz respeito à tecnologia”, reforçou o coordenador dos colégios agrícolas e florestais na Seed-PR, Renato Hey Gondin.
Educação Profissional
A rede estadual de educação do Paraná conta atualmente com 22 colégios agrícolas e dois florestais. O mais recente começou a funcionar este ano, no município de São Mateus do Sul, na região Sul do Estado.
Outras duas instituições na mesma modalidade estão sendo implantadas e devem ser inauguradas nos próximos meses: uma em Sapopema e outra em Goioerê.
Os colégios atendem cerca de 10 mil estudantes em todas as regiões do Paraná e ofertam os cursos de técnico agrícola e técnico florestal.
Por (AEN)