Vitrine do Biogás do Show Rural promove experiência imersiva em propriedade rural sustentável
O Show Rural Coopavel abriu oficialmente neste domingo (04), mas na última quinta-feira (01) o estande do RenovaPR, chamado de Vitrine do Biogás e Biometano, apresentou a um grupo de técnicos e jornalistas o que os agricultores que visitarem o evento vão receber. O programa que motiva as propriedades rurais a trocarem a matriz energética por fontes alternativas de energia será apresentado com um vídeo imersivo de cinco minutos em uma sala com um projetor. A ideia é instigar os participantes a conhecerem as linhas oferecidas pelo Governo do Paraná.
“Vamos colocar o produtor em um ambiente em que ele se sentirá dentro de uma propriedade rural que já tem usina de produção de biogás e biometano. E pode escolher qual tecnologia ele poderá aplicar dentro da sua área, transformando os resíduos e gerando diminuição de despesas com insumos e, até, obter renda com a venda dos produtos, gerando energia renovável para todo o mundo”, afirma Rafael Gonzalez, presidente do CIBiogás, que colaborou com a instalação da estrutura.
O gerente regional do IDR-Paraná, José Lindomir Pezenti, destaca o apelo que o mundo tem para as energias renováveis e o enorme potencial que o Paraná tem de gerar energia através das propriedades rurais. “Não se trata de um projeto novo, mas sim de ampliar a divulgação e o fomento desta ideia de diversificação das propriedades, especialmente em uma região como o Oeste, que detém o maior número de granjas de aves, suínos e gado e tem matéria-prima abundante para a geração de energia limpa, preservação do solo e da água, por meio do biogás”, ressaltou.
O estande do RenovaPR está localizado na área do IDR-Paraná no Show Rural, próximo das estações de pesquisa em sementes, e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Ele também tem parceria com a empresa Alvarez & Marsal, FAEP e sindicatos rurais.
RENOVAPR
O programa completou dois anos em setembro do ano passado. Nesse período foram mais de 7,5 mil projetos desenvolvidos, que somaram R$ 1,4 bilhão em investimentos. Com isso, o Paraná tem se consolidado cada vez mais como um dos grandes produtores nacionais de energia a partir de fontes renováveis, principalmente com as placas solares, que já constituem uma nova paisagem no campo.
O RenovaPR apoia a geração distribuída de energia elétrica a partir de fontes renováveis, em especial biomassa e solar, em unidades produtivas rurais paranaenses. Também é considerada como fonte disponível a energia de Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGH) e de Micro Centrais Geradoras Hidrelétricas (MCGH).
(Por AEN)