Ministro da Agricultura anuncia suspensão da importação de tilápia do Vietnã

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Imagem: Pixabay

Semanas após o registro da chegada de uma carga de tilápia importada do Vietnã, com valor significativamente mais barata que o custo da produção nacional, gerar revolta e questionamentos do setor de piscicultura, o Ministério da Agricultura e Pecuária anunciou a suspensão da operação.

“O Brasil tem excelentes relações comerciais mundo a fora, isso inclui o Vietnã. Porém, nós determinamos que seja suspensa imediatamente qualquer importação de tilápia vinda do Vietnã, para que os protocolos sanitários sejam todos revisados. Nós não podemos precarizar a sanidade dos nossos produtos, porque foi ela que garantiu as aberturas de mercados e é neste nível da régua que nós vamos manter a qualidade dos produtos brasileiros”, garantiu o Ministro Carlos Fávaro durante passagem pelo Show Rural 2024.

O Ministro não descartou acordos com o país em questão, mas garantiu que a sanidade é prioridade. “Vamos conversar com o Vietnã, não queremos um contencioso, não queremos uma disputa de mercados fechados, mas em hipótese alguma precarizaremos a questão sanitária. Então produtor e produtora de tilápia que é integrado as nossas cooperativas, fiquem tranquilos que esse risco não acontece” reforçou Fávaro.

O anúncio vem após questionamentos relacionados aos riscos sanitários envolvidos na importação, bem como impactos na cadeia nacional de produção do produto.

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias