Ministro da Agricultura anuncia suspensão da importação de tilápia do Vietnã
Semanas após o registro da chegada de uma carga de tilápia importada do Vietnã, com valor significativamente mais barata que o custo da produção nacional, gerar revolta e questionamentos do setor de piscicultura, o Ministério da Agricultura e Pecuária anunciou a suspensão da operação.
“O Brasil tem excelentes relações comerciais mundo a fora, isso inclui o Vietnã. Porém, nós determinamos que seja suspensa imediatamente qualquer importação de tilápia vinda do Vietnã, para que os protocolos sanitários sejam todos revisados. Nós não podemos precarizar a sanidade dos nossos produtos, porque foi ela que garantiu as aberturas de mercados e é neste nível da régua que nós vamos manter a qualidade dos produtos brasileiros”, garantiu o Ministro Carlos Fávaro durante passagem pelo Show Rural 2024.
O Ministro não descartou acordos com o país em questão, mas garantiu que a sanidade é prioridade. “Vamos conversar com o Vietnã, não queremos um contencioso, não queremos uma disputa de mercados fechados, mas em hipótese alguma precarizaremos a questão sanitária. Então produtor e produtora de tilápia que é integrado as nossas cooperativas, fiquem tranquilos que esse risco não acontece” reforçou Fávaro.
O anúncio vem após questionamentos relacionados aos riscos sanitários envolvidos na importação, bem como impactos na cadeia nacional de produção do produto.