“Com agricultura forte o Paraná tem muito para ajudar o Brasil” diz ministro do Desenvolvimento Agrário

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Foto: Assessoria Show Rural

No primeiro dia de Show Rural o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira visitou o Parque Tecnológico e enalteceu a força do agro do Paraná. “O povo do Paraná tem muito para ajudar ao Brasil. O Estado tem agricultura forte, potente, focada na agroindústria e uma agricultura baseada nas cooperativas, que é um mecanismo moderno, novo, que vem da cultura estrangeira e que deu muito certo nessa região”, afirmou.

Além de reconhecer o talento dos produtores e a pujança do setor, representante do Governo Federal assinou junto à Itaipu Binacional um acordo de cooperação técnica com o objetivo de fomentar ações para a promoção e o fortalecimento de arranjos produtivos da sociobiodiversidade e de plantas medicinais, aromáticas e condimentares para agricultores familiares, extrativistas, povos e comunidades tradicionais.

O acordo se alinha à Política Nacional de Plantas Medicinais, ao Programa Bioeconomia Brasil Sociobiodiversidade, ao Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e às Políticas Pública, de fornecimento de insumos vegetais para os mercados públicos, como o Sistema Único de Saúde (SUS), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), e privados.

“A maior empresa de energia do mundo está fazendo um convênio com os municípios e com a agricultura familiar para expandir e aumentar a produção agroecológica, para recuperar o meio ambiente, as nascentes, áreas de proteção ciliar, alavancar a bioeconomia e fomentar as florestas produtivas”, disse o ministro.

NA EXPECTATIVA
Na passagem pelo Show Rural o ministro lançou o desafio aos produtores de investir com mais ênfase no plantio de feijão, tendo em vista a necessidade de reforçar os estoques frente ao consumo de alimentos. “Para isso vamos estudar formas de estimular através do Pronaf. Queremos incentivar e além disso mecanizar a agricultura familiar, contribuir com a organização de propriedades, bem como a modernização dos pequenos”. A fala soou como promessa, uma vez que a expectativa foi gerada pelo representante do governo na maior feira tecnológica do agro, da américa latina.

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias