Foto: Reprodução/Mapa

Autoridades discutem reestruturação de carreiras da Defesa Agropecuária

Redação Sou Agro
Redação Sou Agro
Foto: Reprodução/Mapa

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, se reuniu na quarta-feira (28), com secretários do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) para tratar da reestruturação das carreiras da Defesa Agropecuária – auditores fiscais federais agropecuários e técnicos de fiscalização federal agropecuária.  

No início da reunião, Fávaro reiterou a importância da categoria para a manutenção do serviço. “O resultado da nossa força na agropecuária brasileira muito se deve a atividade essencial da defesa agropecuária para garantir a qualidade e a segurança dos produtos tanto para o nosso mercado interno como para acessar os mercados internacionais”, disse.  

O ministro ainda destacou que o objetivo do encontro, na véspera da nova rodada de negociação com a categoria, era de alinhar o diálogo para contribuir com as negociações.  

O secretário-executivo adjunto, Adauto Modesto, e o secretário de Relações de Trabalho, José Feijóo, reafirmaram o compromisso do MGI em dialogar com os representantes e buscar apresentar uma nova proposta que atenda ao governo e, também, as reivindicações das categorias.  

“Construímos uma boa proposta que apresentaremos amanhã. Nosso objetivo é fechar o acordo com os representantes das carreiras”, declarou o secretário Feijóo. 

Também participaram das discussões o secretário-executivo adjunto do Mapa, Cleber Soares, e o secretário adjunto de Defesa Agropecuária, Alan Alvarenga.  

REUNIÃO COM SINDICATOS 

Também nesta quarta-feira (28), o ministro recebeu o presidente e o vice-presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), Janus Macedo e Ricardo Nascimento, respectivamente, além do presidente da Associação Nacional dos Técnicos de Fiscalização Federal Agropecuária (Anteffa), José Rocha.  

No encontro, o ministro Fávaro reforçou seu apoio para as negociações e para encontrar a solução adequada para as reivindicações das carreiras da Defesa Agropecuária. “A expectativa é que cheguem em um acordo, para que os profissionais continuem produzindo, gerando oportunidades e apresentando o bom serviço público”, concluiu. 

O presidente da Anteffa, José Rocha, evidenciou o otimismo e a importância da mobilização para auditores agropecuários e técnicos de fiscalização “A esperança agora fica mais viva, diante de todo esse cenário que estamos vivendo aqui. Estamos buscando reconhecimento desde 2016 e creio que vamos chegar em uma decisão adequada dentro da nossa realidade”, pontuou. 

“O bom acordo deixará as duas partes satisfeitas”, destacou o presidente da Anffa, Janus Macedo. 

Os servidores das carreiras continuam com a mobilização nacional denominada “Operação Reestruturação”, que apesar da diminuição do ritmo de trabalho, seguem respeitando os prazos previstos na legislação. As categorias reivindicam reajuste salarial e a reestruturação na carreira. 

Cabe ressaltar que as atividades essenciais de defesa agropecuária, como cargas vivas e perecíveis; diagnóstico de doenças e pragas de controle do Mapa; e certificados veterinários internacionais para viagem de animais de companhia, continuam sendo executadas. 

(Por Mapa)

(Redação Sou Agro/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas