Temporal com queda de granizo causa estragos no RS
O temporal nesta quarta-feira (03/01) em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul com queda de granizo e fortes ventos, causou problemas em pelo menos 10 bairros. A maioria dos casos foi de destelhamentos, queda de árvores e alagamentos. Em menos de uma hora, choveu 44,5mm, segundo levantamento do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE). A média prevista para todo janeiro é de 130mm, ou seja, choveu mais de um terço do que o esperado para todo o mês.
A região mais atingida foi a do Serrano, com registro de muito granizo que chegou a cobrir algumas ruas até a noite. Com os casos atendidos pela Defesa Civil e pela Secretaria da Habitação nos bairros Jardim Iracema, Santo Antônio, São Ciro, Centenário, Vila Ipê e Fátima Baixo, a estimativa é de que 100 moradias tiveram danos. Na mesma região da cidade, a falta de energia elétrica nas estações de bombeamento do SAMAE ocasionam falta de água nos bairros Serrano, Jardim Eldorado, Portal da Maestra e Rosário.
- Comissão de Aves e Suínos da CNA debate ações importantes para 2024
- Safra brasileira de cana-de-açúcar deve ter crescimento superior a 10%
Também foram registradas quedas de árvores na Rota do Sol, entre os bairros Santa Fé e Serrano; na entrada do Parque Oásis; e no acesso do São Ciro. A equipe do setor de Praças, Parques e Jardins (PPJ) da SEMMA atuou nesses casos. Foram verificados ainda pontos de alagamento na Perimetral Norte, onde em frente a uma concessionária o asfalto não resistiu à pressão da água e cedeu, o que motivou um desvio; e na região do bairro Esplanada. Na sede da CODECA houve destelhamento do prédio onde funciona os setores de manutenção de contêineres e almoxarifado. A área foi isolada.
De acordo com informações repassadas pelo capitão Vinicius Manfio, do 5º Batalhão de Bombeiro Militar (5º BBM) de Caxias do Sul, até as 20h30 a unidade tinha recebido pelo menos 70 ligações e 40 ocorrências foram atendidas, com atuação de cinco equipes de forma simultânea. Segundo os bombeiros e a administração, não houve registro de feridos. Nesta quinta-feira as equipes da administração municipal darão continuidade aos atendimentos. Lonas foram distribuídas e as famílias orientadas a procurarem os serviços municipais de assistência na quinta-feira (04).
CHUVA EM PORTO ALEGRE
Na terça-feira (2) a chuva também causou alagamentos e deixou vias bloqueadas em Porto Alegre. As informções do Cimatempo são de que o volume de chuva foi quase metade da média histórica que atualmente é 120 milímetros.
(Com Prefeitura de Caxias do Sul)