AVICULTURA
Hormônio no frango não existe!
Certamente você já ouviu falar sobre isso, mas de uma vez por todas, é preciso esclarecer: Não existe hormônio no frango! É mito e ponto final. “Definitivamente não há aplicação de hormônios externos no frango. Não existe a utilização e nenhum produto que possa atuar ou ter mecanismo hormonal para aumentar a velocidade de crescimento do animal”, afirma Vítor Hugo Brandalize, especialista em avicultura da Cobb-Vantress.
Os frangos estão maiores e se desenvolvem tão rapidamente devido a um programa de seleção genética. “O trabalho é voltado justamente com o objetivo de crescimento dessas aves. Se comparássemos um bebê com um frango, um bebê humano, com 60 dias teria 330 kg se crescesse na velocidade proporcional ao do frango. E como isso é possível? Selecionando os animais que tem maior potencial de crescimento.” O objetivo é a redução de custo para produzir uma proteína mais barata. A matemática é a seguinte: o frango precisa crescer rápido e assim vai consumir menos alimento.
- Comissão de Aves e Suínos da CNA debate ações importantes para 2024
- Safra brasileira de cana-de-açúcar deve ter crescimento superior a 10%
E o “Chester”, é um frango?
O chester era uma linha de frango que foi desenvolvida no passado com a característica de ter um peito grande e ser uma ave natalina que pudesse competir com a carne de peru. O frangão conquistou espaço nas ceias. “Hoje não existe mais o “chester”, mas as companhias oferecem as aves natalinas com os produtos que temos disponíveis no mercado. Agora temos frango com peito e carcaça grandes”, comenta o especialista.
E os antibióticos?
Outro fantasma. Segundo Brandalize, os antibióticos são utilizados nos frangos somente quando alguma enfermidade se manifesta. “E nesses casos só com prescrição médica veterinária. E se a ave sofrer tratamento com antibiótico, existe um período de carência mínima antes do abate, para não ter risco de transferência de resíduo de antibiótico para a carne. Em todos os países o controle é rigoroso. No Brasil há um cuidado muito grande por parte do Ministério da Agricultura para ter carne de qualidade e preservar todos os mercados”.
A carne de frango é muito saudável!
A carne de frango é extremamente saudável. Possui nível muito baixo de gordura e muita proteína. Outra grande vantagem é que a carne de frango é a mais acessível, popular, versátil e deliciosa.