PECUÁRIA
Exportações de frango devem continuar impulsionando resultados do setor
Estimativas realizadas pelo Cepea mostram que a produção de carne de frango deverá continuar crescendo em 2024, e o bom ritmo das vendas externas é o fator decisivo para a continuação desse movimento.
Segundo pesquisadores do Cepea, missões comerciais e campanhas de promoção de exportação e investimento do mercado de frango brasileiro vêm se intensificando e devem refletir em bons resultados.
- Comissão de Aves e Suínos da CNA debate ações importantes para 2024
- Safra brasileira de cana-de-açúcar deve ter crescimento superior a 10%
Além da abertura de novos mercados, parceiros já consolidados tendem a intensificar as compras, como é o caso da China. Dados preliminares do USDA evidenciam que as exportações da carne brasileira deverão crescer quase 4% em 2024, ao passo que a média mundial não chegará a 3%.
Pesquisadores do Cepea reforçam que, atualmente, o Brasil é responsável por mais de um terço de toda carne de frango transacionada no mundo, e esse percentual pode subir ainda mais em 2024, sendo a elevada competitividade dos preços da carne nacional e impactos gerados pela Influenza Aviária em importantes players do mercado global de frango fatores que influenciam esse cenário.
Ressalta-se, contudo, que diferentes eventos globais podem alterar esse contexto. No mercado interno, além do desempenho da economia brasileira, as perspectivas de crescimento do setor de avicultura estão condicionadas ainda ao fato de o Brasil continuar sem registrar casos de Influenza Aviária em granjas comerciais.
(Com Cepea)