Foto: Assessoria Show Rural
AGRONEGÓCIO

Ministro da Agricultura do Chade conhece a estrutura do Show Rural

Foto: Assessoria Show Rural
Redação Sou Agro
Redação Sou Agro

O ministro da Produção e Transformação Agrícola do Chade, Laoukein Kourayo Médard, esteve em Cascavel e Oeste do Paraná neste mês de dezembro para, ao lado de 15 outros membros do governo do país africano, estabelecer contatos e alinhar potenciais futuras parcerias com empresas e instituições brasileiras. Um dos locais visitados pela comitiva foi o parque tecnológico do Show Rural Coopavel, que desde 1989 abriga um dos três maiores eventos técnicos do campo em âmbito mundial.

A recepção ao grupo foi feita pelo presidente Dilvo Grolli, pelo coordenador geral Rogério Rizzardi e pela gerente Adriana Gomes. Dilvo falou sobre o propósito do evento, de ser uma espécie de universidade a céu aberto que aproxima grandes empresas da pesquisa e inovação de produtores rurais que aplicam essas tecnologias em suas propriedades. “E essa parceria tem dado ótimos resultados, com avanços expressivos ao agronegócio principalmente do Oeste do Paraná, uma das frações do território nacional que contribuem para o Brasil se transformar em uma grande potência do agro do planeta”.

A comitiva do Chade também visitou a Acic, onde se encontrou com o presidente Siro Canabarro e outros diretores. A vinda das autoridades do país africano ao Brasil foi articulada com a colaboração de Marcos Bertoli e de integrantes do Núcleo Setorial de Consultoria e Treinamento da Acic e da Agecoop, agência formada por consultores locais. “Chade, Moçambique e outros países da África querem conhecer nossas empresas e produção e, gradualmente, estabelecer parcerias que sejam boas para todos”, destaca Bertoli. O Chade é um país da África Equatorial com território de 1,284 milhão de quilômetros quadrados. Ele faz fronteira com Líbia, Sudão, Nigéria, República Centroafricana e Camarões.

Mais sobre o país

O Chade tem duas línguas oficiais, o árabe e o francês. O território apresenta três zonas geográficas: ao Norte seu território ocupa uma parte do deserto do Saara; ao Sul apresenta uma área de florestas, a chamada savana sudanesa, e no Centro se localiza um ponto de transição entre o deserto e a floresta, conhecido como “cinturão saheliano”. A capital é N’Djamena, com cerca de um milhão de habitantes. Ela foi fundada pelos franceses no início do século XX. Independente desde 1960, o Chade tem sua trajetória marcada por conflitos étnicos e religiosos.

(Com Assessoria Show Rural)

(Redação Sou Agro/Sou Agro)