SEGURANÇA
Indígenas invadem propriedade rural em Guaíra
Mais uma invasão de terra é registrada em Guaíra no Oeste do Paraná. Foi durante o fim de semana que segundo a Polícia Militar, um grupo com aproximadamente 50 indígenas invadiu uma propriedade rural, reivindicando a terra.
Além da PM, Polícia Federal, o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) e Guarda Municipal foram acionados para negociar com os invasores que se recusaram a sair de forma pacífica.
- Comissão de Aves e Suínos da CNA debate ações importantes para 2024
- Safra brasileira de cana-de-açúcar deve ter crescimento superior a 10%
Logo depois algumas equipes policiais se retiraram, mas com a invasão, produtores rurais foram defender a área que pertence a eles e discutiram com os índios. A Polícia Militar que ainda estava na área, solicitou apoio e outras equipes da PM e à Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (ROTAM). A discussão verbal entre as partes durou aproximadamente 15 minutos e os produtores rurais saíram do local.
Duas equipes da Polícia Federal voltaram até a propriedade invadida para tentar uma nova negociação com os indígenas. Um representante da Fundação Nacional do Índio (Funai) conversou com as equipes, mas o grupo decidiu manter a invasão.
Diante disso, a Polícia Federal informou que vai tomar medidas judiciais para resolver a situação. Depois dessa decisão e da saída de todos os produtores rurais, todas as equipes policiais também deixaram a área invadida e registraram o boletim de ocorrência.
DEFESA DO AGRO
O deputado Sérgio Souza (MDB-PR) que já foi presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e é um grande defensor do agronegócio, fez uma publicação sobre o ocorrido em uma rede social dizendo que: “Invasão de propriedade privada é crime! Não podemos aceitar esse tipo de desrespeito com o produtor rural e com o direito à propriedade”, escreveu.
(Com Agências)