Identificada espécie de aves nascidas de ovos “chocados” em sutiã
O Parque das Aves, instituição focada na conservação das aves da Mata Atlântica, divulgou nesta quarta-feira (6) que a espécie das aves que nasceram dos ovos apreendidos no aeroporto de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, em outubro deste ano, são tucanos-tocos.
Após a apreensão, os ovos foram levados até o Parque das Aves, onde foram encubados e permanecem sobre os cuidados da equipe técnica.
- Comissão de Aves e Suínos da CNA debate ações importantes para 2024
- Safra brasileira de cana-de-açúcar deve ter crescimento superior a 10%
O tucano-toco, também conhecido como tucanuçu, é o maior dos tucanos, vivendo em todo o Brasil central e partes da Amazônia. O bico amarelo-alaranjado de tecido ósseo esponjoso, mede cerca de 20 cm, é duro e cortante, sendo usado como uma pinça para capturar alimento. Os tucanos-tocos vivem aproximadamente 15 a 20 anos em cativeiro e não estão em risco de extinção.
Relembre o caso
No dia 13 de outubro, a Polícia Federal apreendeu sete ovos de uma espécie não identificada escondidos no sutiã de uma passageira argentina no aeroporto de Foz do Iguaçu.
Conforme a PF, a passageira que teria como destino Assunção, capital do Paraguai, afirmou aos policiais que os ovos eram de codorna e seriam para a alimentação dela.
Após ser ouvida, a passageira foi liberada. Segundo a PF, ela não foi detida porque não foi possível identificar de qual espécie se tratavam os ovos, que após apreendidos foram encaminhados para a avaliação e possível identificação da espécie por equipe especializada.
O transporte de ovos sem autorização pode configurar crime de tráfico de animais silvestres, com penas de mesma gravidade a quem mata, persegue, caça, apanha, utiliza e vende espécimes da fauna.
(Com Parque das Aves e Polícia Federal)