Foto: Fernando Ogura/AEN
Boletim Climático

Ei produtor, vai chover na lavoura!

Povo do Sul esperando a chuva, mas será que ela vem?
Redação Sou Agro
Redação Sou Agro

E depois da onda de calor, já tem a previsão para a próxima fase. Segundo Ronaldo Coutinho, em chuva! Mas calma, nada assustador. Desta vez, ela vem calma, para apagar o pó e amenizar o calor. “Difícil uma lavoura paranaense que fique sem chuva até sexta-feira (22). “Nesta terça-feira, a chuva se concentra mais na parte Oeste. Na sexta, ela se espalha.  Chove bem em todo o Estado de hoje até o dia 1º de janeiro”, diz Coutinho.

Quanto às temperaturas, segue abafado durante a semana. E depois da chuva, vem um pouco de refresco.

SUL X CALOR

E o Sul, conhecido pelas baixas temperaturas, passou dias de prova de fogo. Os termômetros registraram temperaturas históricas, com calor além da conta.

O estado do Rio Grande do Sul foi o local mais abafado no Brasil neste domingo. As mais altas  temperaturas reais do ar, medidas à sombra, ficaram poucos décimos abaixo do dígito de 40°C, mas o índice de calor, que dá a sensação de calor considerando o teor de umidade no ar, foi o maior no país, dentre os locais onde o Instituto Nacional de Meteorologia tem medição regular de temperatura, por instrumentos automáticos. Em São Luiz Gonzaga, a sensação de calor neste domingo chegou aos 44,4°C.

Temperaturas um pouco acima dos 40°C ainda devem ser observadas em áreas dos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás,  São Paulo e Minas Gerais. O Climatempo destaca o que vem pela frente:

“A forte onda de calor que se espalhou sobre o Brasil vai enfraquecendo já nesta terça-feira, 19 de dezembro. O aumento da nebulosidade e das condições para chuva sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina e também sobre o Nordeste do Brasil vai dificultar o aquecimento excessivo do ar.  As temperaturas vão ficar altas,  mas sem atingir valores extremos”.

No Paraná, e  Cascavel, o tempo fechou já na tarde de hoje. A chuva veio calma e já mudou a condição do cenário e das sensações.

(Redação Sou Agro/Sou Agro)