SOU AGRO MULHER
Cascavel tem o primeiro coral feminino de sindicatos do Brasil; Grupo se apresentou para mais de 4 mil pessoas
Foi incrível. Só quem esteve dentro do Centro de Convenções ExpoTrade, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba sentiu a emoção de ouvir o coral feminino do Sindicato Rural de Cascavel cantar. Mas eu vou tentar descrever para vocês: lindo de ver, todas aquelas mulheres que são produtoras rurais subindo em um palco prontas para encantar visitantes do Paraná inteiro durante o Encontro Estadual de Líderes Rurais 2023.
Mais de 4 mil pessoas pararam para ouvir as duas músicas cantadas pelo coral que se chama: Elas cantam. Para Beatriz Orso, presidente da comissão feminina do sindicato rural de Cascavel, o evento foi um marco bem importante para o grupo.
- Giro técnico vai abordar tecnologias para mais produtividade e sustentabilidade na cultura da soja
- Pescador desaparece após acidente no Lago de Itaipu
“Esse coral começou em fevereiro de 2022. A gente tinha um grupo de sete mulheres que faziam aula de canto e a gente teve a ideia de trazer essas mulheres e formarmos o coral elas cantam. Daí por diante, as mulheres se encantaram o nosso maestro é uma pessoa maravilhosa. Participamos do nosso evento em agosto com quase 1,5 mil mulheres, onde a Faep nos viu cantando e nos convidaram para esse evento, foi uma emoção incrível, uma energia maravilhosa e uma experiência bem nova, porque a gente não tinha cantado para tanta gente”, detalha Beatriz.
Elas ensaiam toda terça-feira e durante o preparo para se apresentar no evento, descobriram que esse é o primeiro coral de mulheres de sindicatos no Brasil: “nós descobrimos que esse é o único coral de mulheres em sindicatos. É o único do Brasil e isso nos deixou mais honradas de mostrar o que é o elas cantam”, disse Beatriz.
O EVENTO
Mais de 4 mil produtores e produtoras rurais participaram do Encontro Estadual de Líderes Rurais 2023, promovido pelo Sistema FAEP/SENAR-PR, na sexta-feira (1º), no Centro de Convenções ExpoTrade, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Além de proporcionar a troca de experiências entre os participantes, a programação do evento incluiu palestras e manifestações em defesa do setor agropecuário.
No discurso de boas-vindas, o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, enalteceu o papel dos participantes, que fazem a força do setor agropecuário. “As maiores autoridades deste evento são vocês, lideranças rurais do Paraná”, disse Meneguette.
“No contexto atual em que vivemos, tenho uma certeza: quando muitas vozes conscientes se tornam um coral, certamente vão nos escutar e perceber que existe algo que precisa ser atendido. E essas vozes são as nossas! Então, reforço: precisamos nos unir e fortalecer o nosso sistema e o nosso setor”
Ágide Meneguette, presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR