AGRICULTURA
Baixa oferta faz preço da batata subir
Os preços da batata têm subido com força, segundo levantamento da equipe Hortifrúti do Cepea. Na semana passada, a média da ágata especial foi de R$ 102,68/saca de 25 kg no atacado de SP, valorização de 4,05% em relação à do período anterior.
No Rio de Janeiro, o aumento foi ainda mais expressivo, de 9,44%, a R$ 104,25/sc. Esse cenário é reflexo da menor oferta, em função de problemas na produção, que vêm resultando em queda de produtividade. Além disso, atacadistas paulistas e cariocas relataram que as chuvas ocorridas no início da última semana reforçaram as altas de preços nessas centrais.
- Comissão de Aves e Suínos da CNA debate ações importantes para 2024
- Safra brasileira de cana-de-açúcar deve ter crescimento superior a 10%
A batata é a terceira cultura alimentar mais importante do planeta, e a primeira commodity não grão. Estima-se que mais de um bilhão de pessoas consomem batata diariamente no mundo. Sua produção mundial anual supera 330 milhões de toneladas em uma área de 18 milhões de hectares.
Segundo a Embrapa, no Brasil, a batata é a hortaliça mais importante, com uma produção anual de aproximadamente 3,5 milhões de toneladas em uma área de cerca de 130 mil hectares. De acordo com Associação Brasileira da Batata (ABBA), o agronegócio da batata envolve em torno de 5 mil produtores em 30 regiões de sete estados brasileiros (MG, SP, PR, RS, SC, GO e BA).