AGRICULTURA
Alimentos da agricultura familiar são doados a moradores do RS
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) fará aquisição de produtos da agricultura familiar, na ordem de aproximadamente R$ 3,94 milhões por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade de Compra com Doação Simultânea (CDS), na região de Pelotas, Rio Grande do Sul. Na Zona Sul do estado, serão entregues 502,9 toneladas de alimentos fornecidos por 299 agricultoras e agricultores familiares.
Os alimentos serão doados à rede socioassistencial, equipamentos públicos e sociais de segurança alimentar e nutricional, e demais entidades de atendimento, a fim de atender as pessoas em situação de insegurança alimentar.
- Comissão de Aves e Suínos da CNA debate ações importantes para 2024
- Safra brasileira de cana-de-açúcar deve ter crescimento superior a 10%
Nesta semana, o diretor-presidente da Conab, Edegar Pretto, esteve presente na primeira entrega de alimentos da Cooperativa dos Apicultores e Fruticultores da Zona Sul (CAFSul) para o Abrigo de Idosos e a Casa do Carinho, vinculados à Secretaria de Assistência Social.
As entidades receberão 425 quilos de alimentos, dentre eles alface, batata-doce, beterraba, cheiro verde, couve, pêssego e repolho. A cooperativa reúne mais de 650 agricultores familiares e tem abrangência em Pelotas, Canguçu, Morro Redondo, Arroio do Padre, Três Cachoeiras e São Lourenço do Sul.
Somente para o Rio Grande do Sul, o valor destinado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), por meio do PAA, chega a R$100,5 milhões, incluindo os projetos na modalidade CDS, de enfrentamento da seca que atingiu o estado nos últimos três anos e compra de leite em pó.
(Com Conab)