Foto ilustrativa: Envato/Sou Agro
AGRONEGÓCIO

Agro brasileiro conquista novos mercados no Egito

Foto ilustrativa: Envato/Sou Agro
Débora Damasceno
Débora Damasceno

O governo do Egito anunciou a aprovação sanitária para a importação de pescados e derivados do Brasil. Com essa, o agro brasileiro conquista 74 mercados externos para os produtos agropecuários somente este ano.

Em 2022, Brasil e Egito registraram trocas comerciais da ordem de US$ 3,48 bilhões. O Egito foi o principal destino dos produtos agropecuários brasileiros na África, com exportações de US$ 2,27 bilhões, e o 13º no mundo.

O anúncio soma-se à recente abertura do mercado egípcio para o algodão em pluma e para gelatina e colágeno de origem brasileira, o que reforça a tendência de aumento das exportações para aquele país.

Neste ano o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, recebeu o embaixador egípcio Wael Aboul Magd para avançar nas relações comerciais entre os países. No último ano, as exportações brasileiras para o país africano cresceram 41%, enquanto as importações tiveram incremento de 18%.

“O fortalecimento desta relação comercial, que se traduz em mais oportunidades e empregos para os brasileiros e reflete diretamente na nossa economia”, explicou o ministro.

O Egito tem se tornado cada vez mais um importante fornecedor de fertilizantes à base de potássio, com capacidade de dobrar sua comercialização. Milho e cana de açúcar são os produtos mais comprados.

(Com Mapa)

(Débora Damasceno/Sou Agro)