Foto: FABIAN RIBEIRO
Boletim Climático

Ultima semana de novembro terá mais chuva no Sul do Brasil

Veja onde teremos chuva forte na ultima semana de novembro
Sirlei Benetti
Sirlei Benetti

O Sul do Brasil terá novo episódio de chuva nesta primeira metade da semana, com o risco de precipitações volumosas entre amanhã e quarta-feira em algumas localidades. Este novo evento de instabilidade ocorre na sequência de outros neste mês, o que fará com que novembro termine com chuva muito acima da média histórica na maioria do Sul do país.
Neste domingo, a instabilidade atua mais no estado do Paraná. No restante da Região Sul, o sol aparece e ocorre apenas chuva muito isolada, mais da tarde para a noite. Já nesta segunda-feira, embora o sol apareça com calor em vários pontos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a instabilidade alcança grande parte do Paraná, a maioria das regiões catarinenses no decorrer do dia, e diversos pontos do Oeste, Noroeste e do Norte gaúcho.

Na terça, a chuva atinge grande parte da Região Sul e com volumes em 24 horas de mais de 50 mm em algumas cidades, especialmente na Metade Norte gaúcha e em Santa Catarina. Chove também em quase todo o estado do Paraná durante a terça. Em Porto Alegre, o domingo é de sol e calor com máxima ao redor dos 30ºC.

Entre a terça e a quarta-feira o ambiente continua instável no Paraná, inclusive não se descartando
ocorrência de algumas tempestades. Condição de abafamento persiste. Na quinta-feira o céu fica com
muitas nuvens, mas as chuvas previstas são bem ocasionais. Esquenta bastante no interior.

Instabilidades ainda ocorrem no Paraná nos próximos dias. Esperam-se chuvas associadas ao
aquecimento diurno e concentradas mais nos períodos das tardes e noites.

Na segunda-feira (04/12) uma nova frente fria provoca temporais.

Previsão para o Rio Grande do Sul

A semana que começa no Rio Grande do Sul terá condições muito variáveis de um dia para o outro. A ausência será o frio. A previsão do tempo para os próximos dias para o estado gaúcho, segundo a MetSul Meteorologia, indica abafamento, dias de calor, sol e períodos de chuva com risco de temporais isolados. O sol aparece com nuvens em várias regiões do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, mas a nebulosidade aumenta no estado. O tempo se instabiliza com chuva no decorrer do dia em pontos do Norte, Noroeste, Centro e o Oeste do território gaúcho. No Sul e Leste do estado, incluindo a área de Porto Alegre, o tempo firme predomina.

A temperatura se eleva mais hoje nas localidades em que não chove durante a tarde. Por isso, as máximas ocorrem na Campanha, nos vales e na Grande Porto Alegre com o maior aquecimento na região metropolitana. A capital pode ter 32ºC. Na terça-feira, maior presença de nuvens no Rio Grande do Sul. Haverá mais nuvens na Metade Norte, onde chove no decorrer do dia, incluindo a área da capital que deve ter uma terça-feira de instabilidade atmosférica.No Oeste e no Sul, o sol pode aparecer em meio a períodos de maior nebulosidade e haverá instabilidade muito isolada e com baixos volumes. A temperatura se eleva menos com máximas de 24ºC a 25ºC em Porto Alegre, mas na fronteira com o Uruguai as marcas ficam ao redor dos 30ºC.

A quarta-feira ainda terá muitas nuvens no Rio Grande do Sul, embora o sol apareça em diversas localidades. O ar quente e úmido ainda traz chuva em diversos pontos, mas especialmente na Metade Leste do estado. Nas demais regiões, precipitação isolada e passageira. Máximas ao redor dos 30ºC na Grande Porto Alegre e de até 32ºC a 33ºC no Oeste. A quinta-feira será de tempo mais aberto no estado gaúcho.

O sol aparece em todas as regiões, mas, com a umidade, o aquecimento diurno vai favorece a formação de nuvens isoladas de maior desenvolvimento da tarde para a noite com possibilidade de chuva típica de verão muito localizada. Dia muito quente e abafado com máximas acima dos 30ºC em quase todo o Rio Grande do Sul e máximas ao redor dos 35ºC ou mais nos vales, Grande Porto Alegre, Centro, Oeste e o Noroeste do estado.

Clique aqui para assistir à previsão do tempo completa para todo o Brasil com o nosso consultor Ronaldo Coutinho.

Com Metsul e Simepar

(Sirlei Benetti/Sou Agro)