TORNADO: Para receber FGTS, imóvel precisa estar na lista de afetados
Um tornado de grandes proporções que ficou marcado na história de Cascavel. No dia 4 de outubro, a cidade viveu um momento delicado, que deixou um rastro de destruição. Porém, Cascavel é uma cidade com DNA singular e a reconstrução começou já nos primeiros minutos após o fenômeno.
O Município decretou situação de emergência, o que possibilitou que cascavelenses pudessem ter acesso ao saque calamidade do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de serviço). Segundo os últimos dados da Caixa Econômica federal, os primeiros saques já começaram a ser liberados, de 1º de novembro até 15 de novembro, cerca de 50 trabalhadores receberam o recurso. Ao todo, já foram liberados R$ 189.197,27.
- Governo do PR assina contrato da duplicação da PR-317, em Toledo
- De onde vem a fumaça que se vê no horizonte de Cascavel?
Para ter acesso, o trabalhador precisa que o imóvel esteja listado como afetado pelas fortes chuvas. Para isso, a Defesa Civil envia à Caixa os endereços atingidos. Ao todo, já são mais de 1,4 mil imóveis aptos, conforme as vistorias.
A Defesa Civil de Cascavel ainda seque com o trabalho de vistoria para os trabalhadores que foram atingido e que ainda precisam dessa comprovação para acionar o saque calamidade pela Caixa Econômica Federal.
Se você ainda não tem o atesto, basta acionar a Defesa Civil pelo telefone 199, que as equipes vão até o local. No entanto, como o órgão está tendo muitas dificuldades de encontrar os moradores em suas casas, também há outra alternativa para otimizar os serviços e garantir que os cascavelenses não sejam prejudicados. Os moradores podem ir até a sede da Defesa Civil, que fica na Rua Martin Afonso de Souza, 590, no bairro Pacaembu, levar imagens e vídeos que comprovem o dano, além do comprovante de endereço, que o órgão fará a avaliação e vai gerar o atesto para que a Caixa faça a liberação do saque do FGTS.
A liberação do saque, em decorrência da situação de calamidade decretada, pode ser solicitada de forma fácil e rápida pelo celular, via aplicativo FGTS, ou em uma agência da Caixa até o dia 28 de janeiro de 2024. Para solicitar o saque é necessário possuir saldo disponível na conta do FGTS. Valores bloqueados, tais como, pensão alimentícia, decisão judicial e valores dados em garantia de operações de crédito não ficam disponíveis para saque. O valor máximo para retirada é de R$ 6,2 mil por conta vinculada, não podendo ter sido realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses.
Os trabalhadores devem realizar o download do aplicativo FGTS, inserir as informações de cadastro, ir na opção “Meus saques” e selecionar “Outras situações de saque —Calamidade pública” e acessar a cidade. Após, devem encaminhar foto do documento de identidade e do comprovante de residência em seu nome, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade. Em seguida devem selecionar a opção para creditar o valor em conta na Caixa, inclusive a Poupança Digital Caixa Tem, ou em outro banco, e finalizar enviando a solicitação.
Para mais informações, os trabalhadores podem acessar o site da Caixa, o site do FGTS ou ainda ir presencialmente a uma das cinco unidades da Caixa em Cascavel.
(Com Secom Cascavel)