Foto: reprodução redes sociais
Boletim Climático

Porcos ficam embaixo d’água após alagamentos em SC; muitos animais morreram

Débora Damasceno
Débora Damasceno

Enquanto no Pantanal o incêndio e o calor tomam conta, no Sul do Brasil, são as enchentes que causam preocupação. Em Santa Catarina por exemplo, muitas cidades estão novamente embaixo d’água, como é o caso de Pinheiro Preto que fica no Oeste do estado.

Em uma propriedade rural, uma granja de porcos ficou alagada com o aumento do nível de chegou que chegou a subir três centímetros por segundo segundo a Prefeitura. Em uma imagem gravada no local, é possível ver os funcionários retirando alguns animais do local.

 

As informações são de que havia dois mil porcos na propriedade e que parte deles morreu no alagamento, mas o número preciso de animais mortos não foi divulgado. O restante dos animais foi resgatado.

porcos
Porcos que foram resgatados da propriedade alagada Foto: Dayane Delani/Divulgação

A cidade de Pinheiro Preto foi uma das mais afetadas com as chuvas em Santa Catarina. Segundo a prefeitura, o alagamento aconteceu após parte de uma galeria na rodovia que corta a cidade, ficou trancada depois de um deslizamento de terra, represando a água das chuvas. Muitas casas e áreas rurais foram afetadas. O número de afetados ainda está sendo contabilizado.

Segundo a Defesa Civil de SC, a noite dessa quinta-feira (16) foi marcada por muita instabilidade associada a tempestades com registro de granizo em Santa Catarina. Os temporais mais intensos estão concentrados no Meio-Oeste de Santa Catarina. As instabilidades seguem nestas áreas e tendem a se deslocar em direção ao Planalto Norte e parte do Planalto Sul e Alto Vale do Itajaí, com risco alto a muito alto para ocorrências associadas a temporais com chuva intensa como alagamentos, enxurradas e deslizamentos.

(Débora Damasceno/Sou Agro)