O governador Carlos Massa Ratinho Junior entregou nesta quarta-feira (8) as obras de duplicação do Contorno Oeste de Cascavel, na região Oeste do Paraná. O empreendimento, fruto de um investimento de R$ 129,6 milhões, é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado, governo federal e a Itaipu Binacional.
O contorno dá mais agilidade na conexão entre a BR-277 e a BR-163, além de criar uma ligação mais segura e ágil aos motoristas que acessam a Avenida Brasil pelas rodovias da região. Ao todo, segundo o projeto, mais de 500 mil moradores de Cascavel serão beneficiados diariamente pela duplicação do trecho.
- Prova do Enem: questão aplicada a candidatos traz discurso de ódio ao agronegócio
- Aviários ficam inundados no Paraná e milhares de animais morrem
“Este Contorno Oeste de Cascavel era uma necessidade da cidade. O trânsito ali na região já teve muitos problemas, até alguns acidentes que aconteciam por causa do alto fluxo de caminhões, mas que agora está duplicada, com a pista feita de concreto, dando segurança e durabilidade para as vias”, afirmou o governador.
“A obra contempla também a Avenida Brasil, que é uma avenida muito importante para a cidade, funciona como um eixo de crescimento do município e por isso é muito importante entregar esta obra ao povo de Cascavel”, destacou Ratinho Junior.
Na parceria que viabilizou a duplicação, o projeto executivo foi elaborado pelo governo federal, os recursos foram disponibilizados pela Itaipu Binacional e o Governo do Estado, através do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), executou a obra. Além dos investimentos na obra em si, o valor total engloba as desapropriações feitas para a construção das novas pistas.
NA PRÁTICA – A obra no contorno contemplou 14,28 quilômetros de construção de pistas paralelas ao antigo contorno e uma nova via de acesso de 4,79 quilômetros entre o contorno e o centro da cidade, por meio da Avenida Brasil e da Avenida das Torres, totalizando mais de 19 quilômetros de obras entregues.
O trecho duplicado tem início a cerca de 500 metros do viaduto no entroncamento com a BR-277 e segue até o viaduto de entroncamento com a BR-467.
A nova pista da BR-163 foi construída em pavimento rígido de concreto, separada da pista já existente por um canteiro central de 10 metros. A rodovia passa a ter duas pistas de 3,6 metros cada, além de acostamento externo de 2,5 metros e acostamento interno de 1 metro.
Também foram construídos um viaduto no encontramento entre o alongamento da Avenida Brasil e o contorno, uma rotatória, uma segunda ponte sobre o Rio das Antas e uma ligação em “Y” no acesso ao centro de Cascavel.
O projeto entregue também contém nova iluminação no trecho, dispositivos de drenagem, sinalização horizontal e vertical, meios-fios, calçadas, barreiras de concreto e melhorias ambientais.
INVESTIMENTOS NO OESTE – O Contorno Oeste de Cascavel se soma a uma série de investimentos realizados na região, como a finalização do Trevo Cataratas, com a construção de viadutos e de novas vias na cidade. “Um outro entroncamento no transporte que era problemático e que resolvemos com um grande projeto, que já está servindo à população”, afirmou Ratinho Junior.
O prefeito Leonaldo Paranhos destacou a atenção que o Governo do Estado tem dedicado ao município e a toda a região Oeste do Paraná, com projetos de infraestrutura que foram entregues ou que estão em fase final de execução, como a duplicação da BR-277 no acesso ao Show Rural.
“Pouco tempo atrás nós não tínhamos aeroporto, nós não tínhamos Trevo Cataratas, nós não tínhamos a duplicação até o Show Rural. Agora nós temos. É um momento importante que o Paraná e Cascavel vivem, que nós temos que aproveitar e comemorar muito”, disse Paranhos.