Foto: Comunicação Apta
Você sabe a importância do Jumento Nacional? Essa é uma raça de asinino usada na produção de muares (mulas e burros), utilizados no transporte e no auxílio das tarefas diárias de fazendas que atuam principalmente com pecuária de corte.
A Apta Regional, instituição de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, realiza trabalhos para a preservação desse animal extremamente importante no dia a dia das fazendas. Como fruto desse empenho, durante a última temporada reprodutiva, 2022/2023, nasceram 10 novos jumentinhos.
A pesquisa, desenvolvida na Apta Regional de Colina, considerada o maior núcleo de preservação da raça nacional do Brasil, consiste em realizar cruzamentos controlados para evitar a consanguinidade e fornecer genética de alta qualidade para a cadeia produtiva. Encabeçado pelo pesquisador Fernando Bergantini Miguel, doutor em Agronomia com ênfase em Economia, e pelo técnico de apoio à pesquisa científica e tecnológica João Francisco dos Santos, especialista em reprodução de asininos e equinos, o projeto irá perdurar por 40 anos, possibilitando a manutenção e disseminação deste importante banco de germoplasma, que se encontra ameaçado de extinção.
Dentre os obstáculos observados para a manutenção da raça, Bergantini explica que existe falta de mão de obra, além de altas chances de consanguinidade no plantel, que desafiam a reprodução cruzada. Dessa forma, o impacto a ser gerado pela pesquisa no meio agropecuário é baseado na melhora das características dos plantéis, gerando negócios e oferecendo uma genética diferenciada por meio de leilões com um custo acessível aos criadores.
O trabalho tem mostrado ainda uma influência direta em outros países. “A genética do plantel de asininos, graças a esse projeto, fornece exemplares para todos os estados do Brasil e alguns países vizinhos, como Colômbia e Bolívia”, detalha Bergantini.
Desta forma, o nascimento dos jumentos é mais do que especial, já que marca o caminho de sucesso do projeto.
(Por Júlia Santa Maria supervisionada por Gustavo Almeida – Comunicação Apta)
A MetSul Meteorologia alerta para um cenário de muito alto risco e grave perigo por…
O mercado de sanidade animal no Brasil vive um desafio silencioso, mas de impacto direto…
O arroz, alimento presente diariamente na mesa dos brasileiros, pode se tornar ainda mais rico…
Um produtor rural de Toledo, no Oeste do Paraná, afirmou ter sido atacado por uma…
A frente fria provocou um forte temporal em Porto Alegre no início da manhã deste sábado (11),…
Pesquisadores da Embrapa Gado de Corte (MS), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Universidade…
O site SOU AGRO utiliza cookies e outras tecnologias
Leia Mais