Investimento em nova tecnologia é aposta para impulsionar venda de máquinas agrícolas
O investimento em uma nova tecnologia é aposta para impulsionar venda de máquinas agrícolas. A comercialização de máquinas agrícolas cresceu em agosto deste ano, com em relação a julho — foram 5.054 unidades comercializadas, um aumento de 23,3% — o acumulado do ano mostra um cenário de dificuldade para os fabricantes. De acordo com a Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), nos primeiros oito meses de 2023, foram vendidas 38.611 unidades, 9,9% abaixo das 42.842 máquinas comercializadas de janeiro a agosto do ano passado. Neste contexto, uma das principais estratégias para ajudar a atrair mais vendas é o investimento em tecnologia.
“Os fabricantes perceberam a importância de apostar em produtos mais sofisticados, que já saiam da fábrica com tecnologias para agricultura de precisão e opções de conectividade para monitoramento constante. A intensificação do uso desses recursos influencia no aumento da produtividade lá na ponta e é esse, afinal, o grande objetivo dos produtores”, aponta Marcio Blau, Gerente de Vendas da Hexagon — empresa que desenvolve soluções tecnológicas para o campo.
- Foz do Iguaçu reforça campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos
- Estudos mostram que manejo estruturado reduz ação da cigarrinha do milho
De olho nesse mercado, os fornecedores de tecnologia apostam no desenvolvimento e aprimoramento de recursos para deixar as máquinas mais atrativas. Uma das soluções mais procuradas é o piloto automático, que permite aos produtores maximizar os recursos de campo e reduzir a repetitividade da trajetória, além de diminuir significativamente a compactação do solo. “O HxGN AgrOn Piloto Automático, por exemplo, é adaptável à maioria dos tratores do mercado, possui acionamento elétrico ou hidráulico, compatibilidade com máquinas predispostas e fácil instalação e integração”, conta Márcio.
Segundo o Gerente de Vendas, os benefícios como aumento da produtividade e a redução dos custos operacionais estão sempre na lista de prioridades para os produtores, e é imprescindível que os fabricantes se atentem a esses atrativos para vender mais. “Os agricultores estão sempre em busca de maneiras de reduzir custos e produzir mais. Ao incorporar tecnologia de piloto automático em suas máquinas agrícolas e comunicar os benefícios de forma eficaz, os fabricantes podem atender às demandas dos agricultores por máquinas mais eficientes e, assim, impulsionar as vendas. Além disso, demonstrar um compromisso contínuo com a inovação e suporte técnico sólido pode ajudar a construir relacionamentos duradouros com os clientes”, pontua.
Mais sustentabilidade para as operações
Outra preocupação cada vez mais recorrente dos produtores é a utilização de práticas sustentáveis nas operações do campo. Neste sentido, a tecnologia pode ser uma importante aliada. Sistemas de piloto automático e sensores avançados nas máquinas podem permitir uma gestão precisa dos recursos, reduzindo o desperdício de insumos, como água, fertilizantes e pesticidas.
“Além disso, a coleta de dados em tempo real e a análise dessas informações podem ajudar os agricultores a tomar decisões informadas que beneficiam o meio ambiente, ao mesmo tempo em que melhoram a eficiência das operações agrícolas. Os fabricantes que destacam esses benefícios e demonstram um compromisso com a sustentabilidade estão em uma posição estratégica para atender à crescente demanda por práticas agrícolas mais amigáveis ao meio ambiente”, finaliza Marcio.
Com Assessoria