Foto: Defesa Civil de SP
Boletim Climático

Fortes chuvas e muita ventania causam mortes em SP

Foto: Defesa Civil de SP
Débora Damasceno
Débora Damasceno

As fortes chuvas que atingem além do Sul do Brasil, também o estado de São Paulo terminaram com seis mortes nesta sexta-feira (03), segundo a Defesa Civil. Uma delas foi em Osasco, onde um homem foi atingido por um muro que foi derrubado por uma árvore com a força do vento.

A segunda morte foi ABC, entre Santo André e São Caetano, foi lá que um homem morreu após ser atingido por estruturas de uma obra que caíram do prédio por conta do vento forte.

A terceira vítima fatal estava em Limeira e morreu depois que a parede de uma obra desabou sobre ele após fortes rajadas de vento. Outros dois óbitos foram na Zona Leste onde árvores caíram em veículos. A sexta vítima foi atingida por uma árvore em Suzano.

Durante o temporal, o Corpo de Bombeiros informou que as chuvas e os ventos provocaram 12 desabamentos e a queda de 120 árvores na Grande São Paulo.

De acordo com a Ecovias, concessionária que administra o Sistema Anchieta e Imigrantes, uma árvore de grande porte caiu na altura do Km 10 da Rodovia Anchieta, sentido litoral, bloqueando a pista e causando congestionamento.

A chuva também provocou estragos no Autódromo de Interlagos onde, neste fim de semana, será disputado o Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1. Lá houve queda do teto de uma arquibancada, conforme registrou o fotógrafo Andy Hone, em suas redes sociais. “Que dez minutos assustadores na pista! O teto de uma arquibancada colapsou na última curva, e eu quase fui decapitado pela queda de destroços”, escreveu Andy Hone no X (ex-Twitter).

Além da chuva, o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) informou que foram registrados ventos de até 103 km/h na região do Aeroporto de Congonhas.

Segundo o CGE, a passagem de uma frente fria pela capital paulista provocará queda de temperatura a partir deste sábado (4). A sensação de frio não será duradoura e voltará a esquentar a partir da quarta-feira (8).

(Com Agência Brasil)

(Débora Damasceno/Sou Agro)