Faep marca presença no Encontro Nacional das Mulheres Cooperativistas em alto mar
A Comissão Estadual de Mulheres da Faep é um exemplo de organização, união e realização. E não é a toa que teve representação no palco do Encontro Nacional das Mulheres Cooperativistas, realizado em alto mar, a bordo de um navio entre os dias 21 e 24 de novembro.
Com painéis importantes em debates sobre o agro, as coordenadoras estaduais Mariluce Anchieta e Larissa Gallassini representaram o Paraná no palco do evento.
- Fertilizantes de solo: uso melhora a produção e contribui com o meio ambiente
- Santa Catarina confirma 3ª morte em decorrência das chuvas
Larissa participou do Painel Cooperação e transformação: mulheres na agricultura liderando a mudança. Em um debate importante sobre o tema, a coordenadora contou sua trajetória e apresentou a Comissão da Faep para todas as congressistas.
“Nos sentimos muito lisonjeadas de estar participando desse ENMCOOP. Termos sido chamadas para representar
a Comissão Estadual de Mulheres da FAEP nesse grande evento em alto mar no navio, podendo mostrar o trabalho
da nossa comissão Estadual, mostrar o nosso movimento das mulheres, a importância da representatividade das mulheres nos sindicatos rurais e na federação. E cada vez mais vemos que somos modelos realmente para outras federações” detalha Larissa.
Já Mariluce foi ao palco para debater o tema desafios e oportunidades na gestão, conectividade e inovação no agronegócio. Com maestria, mostrou a força da mulher paranaense em representar o agro.
“Esse convite eu tenho muita gratidão por ele e representar o nosso Paraná, estar aqui presente, mostrando para essas mulheres o quanto que nós estamos fazendo,
o quanto que nós estamos nos fortalecendo como mulheres e fortalecendo e sendo influenciadoras. As mulheres já nos abordam perguntando em questão da nossa comissão como que é? E a gente vai conversando informalmente,
nós vamos conversando e a gente vai trocando ideias e experiências, e isso que é mais importante e só fortalece”, contou Malu.
Além das duas coordenadoras, a comissão também enviou outras representantes do Paraná que estavam no evento.
Mariluce e Larissa foram comandantes da edição, por conta disso, foi através delas que o movimento paranaense de mulheres do agro ganhou ainda mais visibilidade.
Para entender o sucesso da Comissão Feminina, é só olhar os números. Criada em 2021, já conta com 16 coordenadoras regionais, mais de 300 coordenadoras locais, mais de 2 mil e 200 integrantes espalhadas pelas 76 comissões locais. Tudo isso comandado pela coordenadora estadual, Liziane Czech e a coordenador técnica, Kelli Cardoso.
É DO PARANÁ E QUER INTEGRAR UMA COMISSÃO FEMININA?
As portas estão abertas para quem quiser fazer parte da comissão.
Vá até o seu Sindicato Rural, entenda como funciona e seja uma integrante para fazer parte desse movimento tão incrível das mulheres do agro.
COMUNICAÇÃO NO AGRO
Sirlei Benetti que é CEO do portal Sou Agro, também esteve no Congresso levando a importância da comunicação no agronegócio.
Comunicação do agro com o urbano: panorama e desafios. Este foi o tema do painel de debates em que Sirlei Benetti participou como comandante do navio do Encontro Nacional das mulheres Cooperativistas.
Nesta quinta-feira (23) Sirlei participou de um painel com jornalistas que colocaram a comunicação do agro no centro das atenções.
Sirlei levou toda experiência dos mais de 20 anos de comunicadora para o palco. Apresentando para todo aquele público feminino a importância de levar o agro para o lado de fora da porteira.
“Falar para mulheres do agro faz parte do meu propósito. Mas estar em alto mar é uma experiência diferente e única. Sentir a energia dessa mulherada toda em um só lugar me faz entender porque comunicar é tão importante. O agronegócio não pode ficar só dentro das propriedades, precisamos mostrar o agro a quem não conhece e desmistificar muita coisa e a união das mulheres tem papel fundamental nisso. E é importante saber que meu trabalho ajuda nessa evolução”, detalha Sirlei. Com olhos atentos, as congressistas que vieram do Brasil todo, interagiram e acompanharam o painel.
Milhares de mulheres com a mesma energia fazem a diferença para comunicar sobre o agro. “Eu fui impactada pela fala dela e ela me destravou. Porque fez muito sentido sobre você estar alinhada consigo mesma”, disse Helen, moradora do Rio de Janeiro que participa do encontro.
O ENMCOOP
Mais de 2 mil mulheres do agro em um só lugar, assim foi o Encontro Nacional das Mulheres Cooperativistas de 21 a 24 de novembro em Alto Mar, a bordo de um imponente transatlântico da MSC, uma das maiores empresas mundiais de cruzeiros. O portal Sou Agro esteve presente representado pela CEO, Sirlei Benetti e pela jornalista Débora Damasceno.
PROGRAMAÇÃO:
A programação foi cheia de conhecimento e troca de informações com palestrantes renomados, assuntos atuais e oportunidade para conhecer histórias e experiências. Organizado pelo Grupo Conecta, o objetivo principal do ENMCOOP é potencializar o conhecimento, com foco no crescimento pessoal e profissional das Mulheres Cooperativistas do Brasil e do exterior.
Quem está a bordo acompanhou análises e debates com especialistas de vários segmentos. No centro das discussões estiveram cenário político e econômico nacional, estratégias de sucessão familiar, liderança e empreendedorismo, e as oportunidades no cooperativismo.
O Brasil todo representado pelo público feminino que está no agro. Um evento que vai ficar para a história do agronegócio brasileiro.
Por Débora Damasceno