Foto: Jonathan Campos/AEN
AGRONEGÓCIO

Deputados do Paraná aprovam inclusão do Peixe na merenda escolar

Foto: Jonathan Campos/AEN
Redação Sou Agro
Redação Sou Agro

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou a inclusão do no cardápio da merenda escolar. De acordo com a proposta, a proteína deve ser oferecida ao menos uma vez na semana, nos mais de 2.100 colégios da Rede Estadual de Ensino do Paraná, beneficiando mais de 930 mil alunos.

A iniciativa foi aprovada pela unanimidade dos deputados. Atualmente, embora o estado seja o grande produtor de pescados do Brasil, especialmente de tilápias, muitas famílias não tem condições ou o hábito de consumir peixe com frequência, o que torna o acesso ao produto mais difícil.

Luiz Fernando Guerra, autor do projeto, destacou a importância da ação. “O Paraná é uma potência na produção de pescados e nada mais justo que nossos jovens sejam beneficiados com o produto que ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, contribui para o controle de colesterol, é rico em proteína, vitaminas e minerais, além de ser uma excelente fonte de ômega 3. Estaremos cuidando da saúde dos nossos alunos e valorizando a psicultura do nosso Estado”, destacou Guerra.

Já aprovado por todas as comissões responsáveis e pelo plenário da ALEP, o projeto segue agora para sanção do Governador Ratinho Júnior. A resposta deve sair em 15 dias úteis.

Produção de Tilápias

O Paraná é destaque nacional e internacional na produção de tilápia. É o estado que mais produz no Brasil, sendo responsável por 34% do volume total. A criação comercial da espécie, acontece em 363 dos 399 municípios e Nova Aurora, no oeste do estado, é a líder no ranking de produção, representando 13,82% do total. Em 2022, a negociação de tilápia paranaense aconteceu com 34 países, sendo os Estados Unidos o maior comprador do peixe.

Produção recorde

Somente no ano passado foram cultivadas 860.355 toneladas de peixes no Brasil, com receita de cerca de R$ 9 bilhões, de acordo com o levantamento do “Anuário 2023 Peixe BR da Piscicultura”. O crescimento foi de 2,3%, sobre as 841.005 toneladas de 2021. Essa produção está espalhada por 26 estados, além do Distrito Federal. O Paraná é o estado campeão no ranking, com 194 mil toneladas.

(Redação Sou Agro/Sou Agro)