Boletim Climático
Confirmado, mais um tornado passou pelo Sul do País
Um tornado atingiu a região de divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina durante a madrugada da quinta-feira. A confirmação do fenômeno foi detectada por radar e a informação divulgada pelo Metsul. O fenômeno ocorreu em áreas de zonas rurais entre os municípios catarinenses de Seará e Itá, quase na divisa com o estado gaúcho.
Uma vez que o fenômeno não alcançou as áreas urbanas dos dois municípios, não se observou a ocorrência de danos estruturais. A confirmação do fenômeno foi possível mediante a análise dos efeitos do vento na vegetação e por imagens de radar da Defesa Civil de Santa Catarina que captaram o que se denomina de assinatura de vórtice de tornado (tornado vortex signature).
- Estudos mostram que manejo estruturado reduz ação da cigarrinha do milho
- Novo fungicida pode tratar sementes de cinco culturas
A confirmação do tornado foi possível ainda por imagens captadas pelo radar instalado no Oeste de Santa Catarina e pertencente à Defesa Civil catarinense. As imagem de radar captaram uma assinatura clássica de vórtice de tornado com um eco em gancho (hook echo) acompanhando a instabilidade, indicando rotação e a presença de mesociclone, de onde derivou o tornado.
Mas o que causou o tornado? Um Complexo Convectivo de Mesoescala atuou entre a noite de quarta e a madrugada da quinta-feira na Metade Norte do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, produzindo tempestades severas. No município gaúcho de Giruá, uma pessoa morreu e quase 60 ficaram feridas.
Defesa Civil
A nota da Defesa Civil informa que estas tempestades provocaram danos associados a vendavais e chuvas intensas, com diversas ocorrências de quedas de árvores, alagamentos e enxurradas. Destacam-se as ocorrências registradas no município de Itá, onde foram observados dezenas de eucaliptos torcidos e algumas árvores removidas pela raiz. Em Seara, município vizinho, também foram relatadas quedas de árvores.