FOTO ILUSTRATIVA: JOSÉ FERNANDO OGURA/AEN
Boletim Climático

“Calorão” no Paraná: muitas cidades registraram o dia mais quente do ano

FOTO ILUSTRATIVA: JOSÉ FERNANDO OGURA/AEN
Débora Damasceno
Débora Damasceno

Os paranaenses estão sentindo a onda de calor que chegou nos últimos dias. Neste domingo (12) as altas temperaturas proporcionaram o resultado de dia mais quente do ano segundo o Simepar. Em Curitiba e região metropolitana fez quase 35°C, já entre as faixas norte e oeste do Estado quase chegou aos 40°C. Mas no Litoral ficou ainda mais quente, fez 41°C em Antonina, um calorão.

Em Cascavel o registro foi de 33,4°C, Foz do Iguaçu registrou 35,1°C. Muito calor mesmo em várias cidades. No Mapa abaixo é possível observar as temperaturas mais altas por cidade e também o recorde de temperatura em cada uma delas.

E o calorão persiste no Paraná. O tempo fica abafado, mas, diferentemente do final de semana, teremos aumento da instabilidade a partir desta segunda-feira na maioria das regiões do estado.

Uma frente fria evolui pelo oceano, na altura da Região Sul, alinhada a um fluxo de umidade e calor sobre essas regiões. Com isso, pancadas de chuva com trovoadas são previstas, principalmente a partir da tarde, com risco mais elevado de tempestades nas áreas mais próximas da divisa com Santa Catarina e de fronteira com os países vizinhos.

Na terça-feira o tempo fica mais instável e o risco de temporais aumenta em todo o Paraná. O sistema frontal atua sobre o Estado e mantém as condições de instabilidade atmosférica ao longo do dia. Poderemos ter pancadas fortes de chuva, muitos raios e até mesmo a ocorrência de algumas rajadas de vento. Ou seja, há perigo de temporais. O calor ameniza em várias cidades, pois as temperaturas não se elevam tanto como nos últimos dias.

(Com Simepar)

(Débora Damasceno/Sou Agro)