ESPECIAIS
Bairro de Gramado, na Serra Gaúcha, é evacuado após surgimento de rachadura no solo
A rachadura, chamada de falha geológica, tem aproximadamente 150 metros de extensão. Cento e dez famílias do bairro Três Pinheiros, em Gramado no Rio Grande do Sul, precisaram evacuar as casas em razão do perigo.
Gramado fica na Serra Gaúcha, e é uma das cidades impactadas pelas fortes chuvas. O grande volume pluviométrico, associado ao relevo da região, podem ser fatores que contribuíram para a ocorrência. As causas ainda estão sendo apuradas. A Prefeitura de Gramado decretou situação de Emergência.
- SUPER QUEBRA: “Vai faltar dinheiro para circular no mercado”, diz Aprosoja
- Com apoio técnico, criança com intolerância à lactose consome leite de vacas do sítio
LIMPEZA GERAL
As prefeituras de municípios atingidos pelo evento meteorológico ocorrido nos últimos dias no Rio Grande do Sul estão cadastrando voluntários para atuarem em ações de limpeza. As cidades afetadas estão precisando de ajuda, assim como aconteceu no mês de setembro, quando o Estado foi assolado por uma grande enchente e milhares de pessoas se voluntariaram para auxiliar nos trabalhos de reconstrução.
Até o momento, três municípios anunciaram esse chamamento: Muçum, Roca Sales e Arroio do Meio. A convocação está sendo conduzida exclusivamente pelas prefeituras, mas o governo do Estado atua como parceiro na divulgação desses pedidos.
O voluntariado se soma ao trabalho das forças de segurança. As cidades necessitam de mão de obra para a limpeza de ruas, casas e prédios públicos. Os voluntários devem levar seus equipamentos de limpeza e segurança, como luvas, botas, vassouras, rodos e baldes.
“Estamos recebendo as demandas da população e dos próprios setores da prefeitura e direcionamos os voluntários conforme chegam na cidade”, disse o secretário de Obras de Muçum, Matheus Zortea.
Em setembro, mais de 4 mil voluntários atuaram na reconstrução das cidades de Roca Sales e Muçum. A ação contou, inclusive, com o auxílio de mão de obra especializada, que ajudou nos reparos prestando serviços de hidráulica, elétrica, serralheria e marcenaria. Profissionais da área da saúde também se colocaram à disposição da população.