ESPECIAIS
Vendaval atinge Capanema e deixa rastro de destruição
Um vendaval combinado com fortes chuvas foi registrado em Capanema, no Oeste do Paraná. As rajadas de vento chegaram à cidade na noite de segunda-feira (23), deixando um rastro de destruição.
De acordo com a prefeitura de Capanema, a tempestade durou apenas alguns minutos e, mesmo assim, causou centenas de destelhamentos, quedas de árvores e rompimento de cabos de energia. Desde o início, o Corpo de Bombeiros e a companhia de energia Copel estavam com equipes nas ruas.
- Chuva dá um “até logo” e na próxima semana volta com força
- Ai que calor!!! Brasil tem a maior temperatura oficial do ano: 44,3º
As regiões mais atingidas são os bairros São Cristóvão, Santa Cruz e parte do Bairro Centro, tendo ainda sido registrados estragos nas localidades de Engenheiro Pinto e São Pedro.
Conforme o Corpo de Bombeiros de Capanema, até às 23h, haviam sido registrados 213 chamados relatando estragos e pedidos de lona, sendo que nesse número não estavam contabilizados estabelecimentos comerciais e prédios públicos.
Um dos pontos mais atingidos foi o Parque de Exposições Armando Guerra, onde a arena de shows ficou toda destruída. Os pavilhões dos expositores também tiveram parte dos seus telhados arrancados.
De acordo com o prefeito da cidade, Américo Bellé, será decretado situação de emergência em Capanema.
Microexplosão
Segundo o Simepar, o vendaval registrado apresenta características de uma rajada de vento que desce da nuvem para o solo com força, chamado de downdraft.
Além disso, conforme os indícios, tamanho e dimensões dos estragos, o evento aponta para uma microexplosão, com rajadas de vento estimadas entre 90 km/h e 100 km/h, sendo muito semelhante com o registrado em Maringá, no Norte do estado, no início do mês.
(Com Prefeitura Municipal de Capanema)