Boletim Climático
Tempo louco: Setembro, o mais quente. Outubro, o mais chuvoso!
O tempo segue pregando peças. Setembro terminou levando a fama do mais quente dos últimos tempos. Outubro não quis ficar para trás e chegou chegando. Já quebrou recordes no quesito volumes acumulados. Mesmo faltando alguns dias para o término do mês, podemos dizer que outubro de 2023 já é o outubro com o maior acumulado de chuva de toda a série histórica da estação de Curitiba do SIMEPAR, considerando um período que abrange os anos entre 1997 e 2023. Até o momento,foram regisgtrados 393,8 mm, batendo o antigo recorde de 256,8 mm, em 2018. A média para esse mês (considerando todos os meses de outubro desde 1997) é de 158,7 mm. Isso significa que em 2023 essa média foi superada em quase 150%.
A quantidade de chuva que caiu sobre Santa Catarina nesta primeira quinzena de outubro foi realmente extrema. Choveu mais de 300 mm sobre a maior parte do estado em em algumas áreas, mais de 400 mm. Porém, para a maioria das regiões catarinenses, a média de chuva normal para outubro não passa dos 260 mm.
- MILHO: saiba quais são fatores decisivos para o plantio em Santa Catarina
- Governo de São Paulo debate ações para descarbonizar frotas
O levantamento do Epagri-Ciram* mostrou que os totais mais elevados e acima de 300 mm caíram sobre localidades do Meio-Oeste ao Litoral. No Extremo Oeste e Oeste choveu entre 100 mm e 250 mm na primeira quinzena de outubro.
E vem mais água. Nos próximos dias previsão do tempo é de grandes volumes pra a região Sudoete do Paraná, atingindo também Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta especial sobre previsão de inundação do rio Uruguai, após a chuva extremamente volumosa acumulada na primeira quinzena de outubro de 2023. Segundo Ronaldo Coutinho, traçando uma linha reta de Cascavel a Curitiba, é possível visualizar o comportamento diferenciado das precipitações. “De Cascavel para baixo, muita chuva até terça-feira. De Cascavel para cima, a seca tem prejudicado as atividades no campo”.
(Com informações Climatempo)