Socorro a cadeia produtiva do leite: medida tributária deve auxiliar produtores
A cadeia produtiva do leite alcançou, neste ano, uma situação emergencial que vem sendo sentida pelos produtores do Brasil inteiro. Com isso, o setor tem feito muitas cobranças pedindo que o olhar se volte para às dificuldades.
Desde então, algumas medidas estão sendo tomadas, inclusive até o Governo Federal já fez alguns anúncios como a intensificação da fiscalização de possíveis práticas ilegais de compra externa de leite, ou seja, uma espécie de triangulação, trazendo ao Brasil, produtos de fora do Mercosul e também a compra de leite em pó por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
- Saiba como conter avanço da principal doença que afeta plantios de cítricos
- Nova plataforma vai colaborar com conservação e restauração da biodiversidade do PR
Agora, equipes técnicas do Mapa e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) tratam com o Ministério da Fazenda sobre uma medida tributária para aumentar a competitividade da cadeia produtiva do leite brasileira.
“Nossas equipes trabalharam intensamente durante todo o fim de semana em busca da solução para que possamos dar uma resposta efetiva para este setor tão importante da nossa economia”, destacou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.
De acordo com o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias Rosa, nos últimos meses as importações saltaram de cerca de 5 toneladas para 14 toneladas, mas desde junho, o Brasil já vem registrando quedas expressivas nas importações, em torno de 25%.
Fávaro disse ainda que a relação comercial com o Mercosul é muito positiva para o Brasil, mas que todas as ações estão sendo observadas, dentro das regras, para que os produtores de leite não sejam mais prejudicados.
(Com Mapa)