Imagem: Freepik
PECUÁRIA

Setor de suínos enfrenta prejuízos causados pelas chuvas em SC

Imagem: Freepik
Débora Damasceno
Débora Damasceno

As fortes chuvas registradas em Santa Catarina neste mês têm causado prejuízos ao setor de suínos de algumas regiões, principalmente nas do oeste do estado.

Colaboradores consultados pelo Cepea relataram que os alagamentos e interdições de estradas têm dificultado e até mesmo impedido o recebimento de insumos para a nutrição do animal. O transporte de suínos para atender a demandantes de dentro e de fora do estado também foi comprometido em parte das regiões.

 

Segundo pesquisadores do Cepea, alguns agentes de frigoríficos indicaram que as escalas de abate foram prejudicadas, em decorrência do não recebimento de caminhões com animais. Em casos mais severos, unidades de abate foram inundadas, e os prejuízos ainda estão sendo contabilizados. Nesse cenário, a liquidez no mercado de suínos do Oeste Catarinense tem sido lenta. Quanto aos preços, levantamento do Cepea mostra pequeno avanço nesta semana, o que se deve à redução na oferta, em consequência dos animais represados em granjas afetadas.

CHUVAS EM SC

De acordo com o último Relatório emitido pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC), divulgado às 18h desta quinta-feira, dia 19, está em 149 o número de municípios que  emitiram decretos de Situação de Emergência, e três que declararam Estado de Calamidade Pública: Rio do Sul, Taió e Rio do Oeste.

Quanto às ocorrências registradas em função das chuvas, 161 municípios constam no Relatório. As principais ocorrências estão relacionadas a chuvas intensas, deslizamentos, alagamentos, inundações e enxurradas. Além disso, até o momento, o Governo de Santa Catarina enviou 92.402 itens de assistência humanitária para 27 municípios. O número de desabrigados por conta das chuvas em Santa Catarina diminuiu, agora são 30.777 pessoas em 46 municípios com abrigos abertos, totalizando 129 estruturas.

(Com Cepea e Governo de SC)

(Débora Damasceno/Sou Agro)