Boletim Climático
Sem trégua, acumulados de chuva passam de 200 mm em várias cidades do PR
A chuva não tem dado trégua em todo Paraná nas últimas horas. Dezenas de cidades enfrentam alagamentos severos e a situação se complica, principalmente na região Sudoeste do estado, mas há outras áreas afetadas.
Segundo o Simepar, a precipitação mais expressiva na madrugada e manhã deste domingo foi registrada no Centro, Sul, Sudoeste, Campos Gerais e Leste. Na região de Guarapuava choveu 68,0 mm, Santa Maria do Oeste, 94,0 mm e em Curitiba 58,0 mm. Mas os acumulados são ainda maiores quando somados as últimas horas, como é o caso de Dois Vizinhos com 270 mm, Cruzeiro do Iguaçu com 220.4 mm, Francisco Beltrão com 191 mm, Pato Branco 174.2, Foz do Iguaçu 161 mm, Palmas 147.6, Laranjeiras do Sul 143.2 mm e São Miguel do Iguaçu 108.4.
- Por segurança, passarela das Cataratas do Iguaçu é fechada
- Dois Vizinhos: com 306 mm de chuva em 48h cidade está debaixo d’água
- Sanepar e Copel monitoram fornecimento; áreas alagadas dificultam acesso
- Aviários ficam inundados no Paraná e milhares de animais morrem
No mapa abaixo é possível verificar o acumulado de chuva nesse domingo, segundo estações meteorológicas do Simepar.
A instabilidade segue alta sobre o Paraná, proporcionando a formação de várias áreas e linhas de instabilidade, com previsão de pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas. Não se descarta a ocorrência de temporais localizados, principalmente no interior do Estado. No Mapa em azul, há uma previsão do que deve chover no estado nas próximas 24 horas.
No mapa abaixo é possível verificar a média climatológica para o mês de outubro no Paraná.
Já nesse último mapa, há o acumulado de chuva entre sexta e domingo em todo estado. O que chama atenção são os altos números, em várias cidades de muitas regiões do estado é possível ver o acumulado ultrapassando 200 mílimetros em diversas cidades.
Na segunda-feira (30), as condições atmosféricas seguem favoráveis para ocorrência de pancadas de chuvas moderadas a fortes com trovoadas. Tempestades isoladas deverão ser registradas no decorrer deste período.
(Com dados Simepar)