Foto: FAEP
AGRONEGÓCIO

PR leva maior caravana do país ao Congresso de Mulheres do Agronegócio

Foto: FAEP
Redação Sou Agro
Redação Sou Agro

Um grupo de 150 produtoras rurais do Paraná marcou presença no Congresso Nacional de Mulheres do Agronegócio (CNMA), que acontece nos dias 25 e 26 de outubro, em São Paulo. A delegação paranaense é a maior caravana do Brasil a participar do evento, representando a Comissão Estadual de Mulheres da FAEP (CEMF) e as 76 comissões locais espalhadas pelo Paraná.

Segundo Lisiane Czech, coordenadora da CEMF e vice-presidente da FAEP, o congresso contribui diretamente com uma das metas da comissão, que é ampliar a visão de negócios da mulher do agro. “Esse evento traz o que há de mais inovador no agronegócio brasileiro atualmente. Nós encontramos uma grande variedade de temas em um mesmo lugar, o que possibilita uma diversidade de conhecimento para diferentes perfis de mulheres. Com certeza vamos levar novidades para o Paraná”, diz Lisiane.

A coordenadora da CEMF destaca ainda a relevância do Paraná quando se trata de desenvolvimento agropecuário e, principalmente, uma agricultura mais sustentável. Esse é, inclusive, o tema do CNMA deste ano: “Dobrar o agro de tamanho com sustentabilidade: a marca brasileira”. O evento, na sua 8ª edição, reuniu mais de 3 mil mulheres de todas as regiões do Brasil, ampliando a troca de experiências e dando espaço ao protagonismo feminino no campo.

A programação incluiu temas em alta no agronegócio brasileiro, como liderança, sucessão, tecnologia, gestão moderna e ESG (sigla em inglês para designar boas práticas ambientais, sociais e de governança), além de assuntos relacionados ao autoconhecimento da mulher, como saúde física e mental.

6º Prêmio Mulheres do Agro

No primeiro dia, um dos pontos altos do evento foi o 6º Prêmio Mulheres do Agro, promovido pela empresa alemã Bayer em parceria com a Associação Brasileira do Agronegócio (Abag). Nesta edição, o Paraná teve duas conquistas: 3º lugar na categoria pequena propriedade, com a produtora Alessandra Barth, de Ipiranga, nos Campos Gerais; e 1º lugar na categoria grande propriedade, e Flávia Saldanha Rodrigues, de Jacarezinho, no Norte Pioneiro.

A premiação condecora exemplos concretos de liderança feminina do agronegócio, contribuindo para que a atuação da mulher seja reconhecida e fortalecida no setor rural de todo o Brasil.

(Por Bruna Fiorini – FAEP)

(Redação Sou Agro/Sou Agro)